Dúvida Cálculo de m² para serviço de limpeza

Bom dia Pessoal,
Trabalho em uma instituição de ensino, sou novo nessa área de contratos e fui designado para participar de um ETP de limpeza.
Pois bem, juntei os m² das salas, separei pelas áreas como manda a IN/05, etc…
A minha dúvida é em relação às periodicidades, pois a maioria das salas de aula precisarão ser limpas 3x por dia. Nesses casos, o m² é multiplicado por 3 (periodicidade de limpeza diária) e dividido em 22 dias (8h diárias e 4h do sábado) para considerar a área de limpeza a ser limpa por dia?

Desde já agradeço a atenção.

1 curtida

Erike, a produtividade, em geral e quando bem estimada, já contempla a ponderação das rotinas, periodicidades e frequências.

Por exemplo: se a limpeza é 1x/dia em piso frio, a produtividade poderia ser, digamos, 1.000m2.

Mas se o mesmo local precisa de limpeza 2x/dia, a produtividade cairia à metade: 500m2

E se o local precisa de limpeza 3x ao dia, a produtividade seria 1/3 * 1000 = 333,33m2

Por isso mesmo é que banheiros têm produtividades-padrão bem inferiores ao piso frio.

Minha sugestão (ideal) é adotar a metodologia que tenho defendido há tempos, desde que ajudei a implantar no Min Fazenda em Cuiabá, conforme exemplo de planilha em anexo.

A metodologia que defendo pode ser conferida no TR do Pregão nº 2/2015, cujo edital está disponível em:

http://comprasnet.gov.br/ConsultaLicitacoes/Download/Download.asp?coduasg=170190&numprp=22015&modprp=5&bidbird=N

Ali você encontrará a metodologia completa de definição das produtividades para cada ambiente a ser conservado, a forma de fiscalização definida por resultados e o ANS adotado.

Todo o levantamento de dados foi lançado em planilha do Excel, uma linha para cada combinação ambiente/atividades, com campos a serem preenchidos e campos calculados automaticamente, para transformar a área física existente em área convertida, usando como base as produtividades da então IN 02/2008 (600m2 em áreas internas e 1.200 em áreas externas).

Assim, em cada local foi avaliado o tipo de limpeza a ser realizado (tarefas); a periodicidade (de quantos em quantos dias); a frequência (vezes ao dia); a equipe que normalmente realiza a tarefa (quantidade de pessoas); e o tempo, em média, necessário (minutos) para executar as tarefas.

Franklin Brasil
Autor de Como Combater o Desperdício no Setor Público

Autor de Como Combater a Corrupção em Licitações

Autor de Preço de referência em compras públicas

Detalhamento de Areas e Atividades.xlsx (47.6 KB)

5 curtidas

Aproveito para recomendar a leitura da excelente Dissertação de Mestrado de LEILYANNE DOS SANTOS DIAS, “Contratação de serviço de limpeza em uma universidade pública federal com foco no resultado: do padrão ao personalizado” que pesquisou produtividades de limpeza em ambientes escolares (universidade federal).

A pesquisa encontrou produtividade de 1.650m2 e 1.750m2 em salas de aula, dependendo do método de cálculo empregado. Há um quadro com as atividades de limpeza realizadas, sendo Limpeza Simples 2 vezes ao dia, Limpeza Básica 1 vez por dia, Limpeza Completa Semanal, Limpeza Eventual Eventual/ semestral

Dissertacao. 2019. Leilyanne Dias. Produtividade limpeza universidade.pdf (2.35 MB)

3 curtidas

Bom dia Franklin,
Vou estudar os documentos que você apresentou e retorno.
Muito obrigado pela atenção!

Excelente aula, @FranklinBrasil!

Aproveito ainda para indicar a leitura da Dissertação de Mestrado de um cara f… que eu conheço:

Determinantes de custos na limpeza predial terceirizada: benchmarking em universidades federais

4 curtidas

Boa tarde @FranklinBrasil !
Estou fazendo o levantamento de demanda para a contratação de serviços, tenho bastante dúvidas.
O órgão que trabalho possui diversas unidades administrativas, ou seja, possui várias edificações localizadas em municípios diferentes. No entanto, estou com um dúvida a respeito do quantitativo de serventes a serem contratadas.
Em caso concreto, temos um posto de saúde pequeno cujo m² total, somando em todos os tipos de áreas (interna, externa, etc.) não chega a 1 (um) servente, dá exatamente 0,1, não ultrapassa nem 0,5 para arredondar para 1 (um). Isso é só um caso, pois temos outras unidades.
Uma observação é que o acesso a estas unidades são por via fluvial, ou seja, não dá, por exemplo, um servente trabalhar em um posto e se deslocar para outro posto para fazer o serviço, pois a logística não permite isso, além disso, a Administração quer que o servente permaneça lá no posto, apesar de ser pequeno.

Se o Sr. puder fornecer seu contato para dúvidas agradeço.
Meu email é leo232015@gmail.com

Desde já agradeço.

Neste caso, a contratação seria por posto, e não por m2, e a justificativa seria os fatos que já narrou, tornando inviável a metodologia.
O que vejo que pode ser ajustado, neste caso, é a carga horária a ser cumprida, de acordo com a necessidade. É preciso que fique um servente durante todo o horário de funcionamento ou não? Há outras atividades que eventualmente podem ser cumuladas pelo mesmo funcionário? Digo isto porque nalguns casos, apenas a título de exemplo, já ouvi falar de acumulação de copeiro e servente de limpeza, mediante uma pequena gratificação, que era mais vantajosa que a contratação de dois postos em separados, e possível de realizar, posto que se tratava de unidade pequena, com poucas tarefas.

2 curtidas

No caso de contratação por posto, a cumulação de copeiro e servente de limpeza, a descrição das tarefas não ficará divergente da descrição do CBO 5143-20 (Auxiliar de limpeza / Servente de limpeza / Faxineiro) ?

Consulte a Convenção Coletiva de sua região sobre a acumulação de funções. Geralmente existe a previsão da gratificação por acúmulo de função. Por exemplo, aqui na minha região, essa acumulação incide em uma gratificação de 12% sobre o salário. Mas tem que ver também se as funções de copeira e de servente são possíveis de conciliar. Além da consulta na própria CCT de sua região, aconselho que você faça também uma consulta diretamente com o sindicato das categorias, por email, confirmando não haver nenhum empecilho na acumulação pretendida. Tudo isso te respaldará para realizar a contratação mais tranquilamente.

1 curtida

A CBO é um guia de referência. O que importa mesmo é o contrato de trabalho.

Veja essa jurisprudência trabalhista:

TRT-3 - 0000200-43.2014.5.03.0184

Data de publicação: 09/06/2014

Ementa: ACÚMULO DE FUNÇÕES - FUNÇÃO DE ALMOXARIFE - CBO. O fato de o reclamante exercer atividades alheias daquelas constantes da CBO à função de almoxarife, por si só, não lhe confere o direito à percepção de um plus salarial por acúmulo de funções. A classificação brasileira de ocupações, instituída pela portaria ministerial nº. 397, de 9 de outubro de 2002, do MTE, tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares, não impedindo que o empregador contrate livremente as atividades a serem desenvolvidas pelo empregado, independente da classificação funcional feita na portaria ministerial. A configuração do desvio de função, hábil a ensejar a reparação salarial devida, depende da existência de prova eficaz do exercício de função superior à contratual, com atribuições novas e carga ocupacional qualitativa e quantitativamente superior à do cargo primitivo, o que não se vislumbra na hipótese.

Portanto, pode-se utilizar um CBO base, com atividades adicionais, já previstas no TR, desde que estejam no mesmo nível qualitativo e quantitativo de atribuições do CBO base.

Não seria possível, por exemplo, com um CBO base de Faxineiro, exigir do empregado atividades típicas de Contador, Engenheiro, Eletricista. Essas atividades demandam conhecimento, titulação e experiência profissional muito diferentes.

Mas para um Faxineiro exercer tarefas de Mensageiro, Carregador, Auxiliar de Manutenção Predial, até mesmo de Copeiragem, não me parece haver diferenças de atribuição suficientes a ensejar um “plus salarial”…

Se houver diferença de faixa salarial nas funções, minha sugestão é adotar como CBO base a função com maior piso de remuneração.

Recomendo observar se ha tratamento específico da questão em CCT.

Para exemplos de editais e jurisprudência, recomendo a leitura desse tópico do Nelca 1.0:

https://groups.google.com/g/nelca/c/y0KjG1Svejw/m/OMCHH-xWCQAJ

Espero ter contribuído.

A sexta, 29/12/2023, 14:36, Angela Goulart via GestGov <notifications@gestgov1.discoursemail.com> escreveu:

2 curtidas