Estudo Técnico Preliminar - Dúvidas na elaboração, normas

Prezados,

Sou estudante de Direito e estou recentemente em uma uma instituição Público Privada. Estou estagiando no Instituto Vital Brazil, recentemente também, participando de um grupo de estudos sobre O estudo técnico preliminar, como usar, quando usar, natureza jurídica, Doutrina, elaboração do mesmo, Instrução Normativa…

Gostaria da ajuda de todos aqui presente, os quais possuem experiência no mercado ou que possuem conhecimentos sobre o assunto.

Ficarei extremamente grato neste novo passo nos estudos e carreira.

Como podem me ajudar?

@Jhony_Silva,

Considerando a perspectiva normativa, no âmbito federal, existem duas boas referências quanto ao conceito, conteúdo, responsáveis, tarefas e diretrizes de elaboração: a IN 01/2019 e a IN 05/2017.

Além disso, o TCU e o Ministério da Economia (antigo MPOG) elaboram guias sobre contratações de TI que também trazem informações sobre o ETP de forma mais didática:

TCU - Guia de boas práticas em contratação de soluções de tecnologia da informação: Riscos e controles para o planejamento da contratação;

ME - Guia de Boas Práticas em Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação

Acho que esse material vai dar a você uma boa visão sobre essas questões.

1 curtida

https://gestgov.discourse.group/uploads/short-url/trF30s09XcJ08en5pzo2Bax5hC6.pdf

2 curtidas

Pessoal, também tenho uma dúvida sobre a elaboração de ETP: alguém poderia me informar qual a definição de requisitos que a IN nº 05/2017 e IN nº 40/2020 entende? Por que vejo muita descrição da execução do objeto detalhado neste item. Também vejo muito que equipes de planejamento coloquem a qualificação técnica exigida em licitação.
Na minha concepção, requisitos são todas as características mínimas que uma empresa deva possuir para conseguir executar o objeto, e a qualificação técnica seria a documentação que a empresa deve apresentar para comprovar que ela possui esses requisitos.