Tópicos de Estudo para Composição de Custos de Limpeza e Conservação

Olá pessoal!

Estou iniciando o trabalho de assessoria de licitação na área de terceirização de serviços em limpeza e conservação, gostaria de solicitar dos colegas os principais tópicos de estudos relacionados com os seguintes itens:

Detalhamento da planilha de composição de custos.
Composição de custos utilizando m², como fazer os valores dos profissionais se encaixarem na metragem?

Dentro da IN 5 tem respostas, porém se trata de um conteúdo técnico, ter as informações detalhadas por quem conhece o assunto de maneira mais informal nos gera um aprendizado melhor.

Desde já agradeço a atenção dos colegas.

@pabbulosantos,
Deixei minha opinião sobre este tema no tópico abaixo.

Transcrevo:

Em resumo, sigo os passos:
a) Fazer o levantamento das áreas a serem limpar (distinguindo por “posto/função”);
b) Adequar a periodicidade da limpeza/área (Ex: se limpar aquela área 2x ao dia, você deve multiplicar a área por 2; se limpam 1x por mês, você deve dividir por 30);
c) Identificar a quantidade máxima e mínima de colaboradores, conforme produtividade.

Depois que você encontra a quantidade de colaboradores (entre máximo e mínima - aqui entendo ser discricionário, mas com a escolha baseada no histórico do Órgão), basta dividir a área total adequada (vide letra “b” acima) pelo número de colaboradores. Assim você encontra a “produtividade real”, pode-se dizer assim.

Assim, calculada a área total e a “produtividade real”, basta multiplicar o “índice da produtividade” (que possui fórmulas diferentes a depender do caso, e não aquela da IN) pelo valor final da Planilha de Custos.

1 curtida

Muito Obrigado @Luan_Lucio

Fui no referido tópico, fiz download da planilha e conferi os custos dos colaboradores coincidindo com os valores por m², ainda vou procurar entender os cálculos da planilha juntamente com o seu texto aqui.

Para mim tava complexo, estou começando agora e pelos cálculos básicos os custos dos colaboradores ficavam mais altos que os do m² que seria o que iria para a proposta, nesse caso eu não teria como sustentar o contrato.

Também peguei uma outra planilha disponibilizada por um órgão, parece estar bem dividida, vou analisar se supre essa demanda para ajustar isso de forma mais direta e com menos trabalho.

Abraços!