Oi @FranklinBrasil, lendo seu comentário do tópico abaixo me fez ter outras dúvidas:
Como calcular o número de serventes em contratações de limpeza - NELCA - GestGov:
Me pareceu que esse comentário acima acabou conflitando com o dito anteriormente, vejamos:
De igual maneira, por quê os 15 dias de periodicidade da limpeza de esquadrias não estão embutidos no cálculo dos 300m²?
A dúvida que fica é: como saberíamos que para banheiros a periodicidade de limpeza já está implícita nos 200-300m², mas para a limpeza de esquadrias não? A norma em momento algum cita isso.
Por isso comentei:
Veja, se há essa definição de que apenas o banheiro possui uma periodicidade de 4x/dia embutido no próprio cálculo, isso não deveria constar na própria IN 5/2017? Ou então o melhor ainda seria deixar a “produtividade pura” (a limpeza cronometrada) e a norma informar que deveríamos fazer esse ajuste.
Quando digo “limpeza cronometrada”, me refiro a um cálculo simples: alguém limpa um banheiro de 10m², apura-se o tempo, e depois se faz a proporção para 8h diárias (com os devidos descansos/pausas/deslocamentos).
Creio que a maioria das periodicidades de limpeza de banheiro são, em verdade, de 2x/dia - pelo menos em todos os prédios que ajudei a elaborar TR eram. Ou seja, para esses casos (2x/dia de limpeza) ainda teríamos que fazer ajustes na produtividade. Isso sem adentrar no mérito de que se o banheiro fosse limpo 1x ao dia, teríamos então a produtividade de 800m², idêntica ao piso frio, que me parece muito desproporcional.
Diante disso, me parece que, independentemente do tipo de área, o responsável pela elaboração da produtividade será sempre imbuído de “convertê-la”, seja para que a Administração fixe o quantitativo de pessoal estimado (número inteiros), seja para que a Contratada possa fazer sua própria medição (número fracionados). Estou certo?