Como calcular o número de serventes em contratações de limpeza

Olá, @Rodrigo_Uchikawa

Se o Encarregado, nesse caso, não vai atuar diretamente nas tarefas de limpeza, se limitando a coordenar a equipe de limpeza, de copeiragem e de jardinagem, então, tentando ser sintético na resposta, minha sugestão é EXCLUIR a figura do Encarregado dos cálculos de limpeza por m2.

Sim, EXCLUIR. Deixa ali apenas o esforço equivalente do pessoal específico que atuará na limpeza.

Os custos do Encarregado, que, suponho, será 1 posto de trabalho integral, poderão, assim, ser apropriados em planilha separada, pagando por “posto”, tal como ocorrerá com a copeiragem e jardinagem.

Isso simplifica os cálculos e atende ao comando do Art. 14 do DL 200/67 de racionalização administrativa, assim como respeita o princípio de “custos e benefícios” do controle, emanado do § 1º do art. 169 da Lei 14.133/2021, assim como os princípios da razoabilidade, proporcionalidade, eficiência, economicidade.

Sobre o controle da CV em relação aos empregados da limpeza, embora se pague por m2, existe grande probabilidade de que - pelo menos a maioria - da mão de obra empregada seja de Dedicação Exclusiva, pela realidade que vem sendo observada em contratos desse tipo. Especialmente se o Edital exige substituição nas faltas de empregados.

Mesmo que a empresa tenha liberdade e flexibilidade para gerenciar a mão de obra de limpeza, ainda assim, para controle da CV, deverá ser exigida informação detalhada de quem atuou no contrato (e quanto tempo) a cada mês.

Outra sugestão que faço é pela simplificação da estimativa de esforço da limpeza equivalente em postos de trabalho, de modo a obter uma equipe com número inteiro.

Aumenta a produtividade para equivaler a 22 postos ou reduz a produtividade para alcançar 23 postos.

Espero ter contribuído.

3 curtidas

@FranklinBrasil, ajudou de mais.

As vezes ficamos tão presos aos números e parâmetros que esquecemos outros detalhes tão importantes, ou as vezes mais importantes que a precisão numérica.
Sim, concordo com três sugestões e vou passar para os demais membros da equipe de planejamento esta ótima solução.
Vai nos poupar muita dor de cabeça com arredondamentos e no final os valores vão ser equivalentes.
Novamente, muitíssimo obrigado.

Sinto orgulho de poder participar de um grupo assim.

Rodrigo.

1 curtida

Olá @FranklinBrasil, estou desenvolvendo um projeto com o objetivo de ter uma fórmula padrão para calculo de serventes de limpeza. Estou considerando área, capacidade limpeza e fatores de impacto com Temperatura, Equipamentos, Estado da instalação, complexidade do layout e maturidade da equipe.
Poderia marcar 10 minutos para ver meu projeto?
Contato (75) 98253-6186
Email adilsoncavalcante59@gmail.com