Seviço de Limpeza e Conservação

Bom dia Pessoal,

Estou com um problema onde na minha produtividade a quantidade de funcionários fica, 3,39 e o pregoeiro pediu para reduzir dos salários, eu fiz a redução através de arredondamento, isso fez com o que a quantidade de funcionários ficasse 3 e reduziu o salário conforme o pregoeiro pediu, mas agora o valor ficou igual a 1 funcionário para executar a tarefa em mais de 1722m² de piso frio e obviamente ele questionou. Como eu faço para ajustar essa questão.

Como estava:

TIPO DE ÁREA ÁREA(M²)/ QUANTIDADE PRODUTIVIDADE QTDE DE SERVENTES
Área Interna - Piso Frio 1.722,49 1.200,00 1,44
Área Interna – Banheiros 196,60 300,00 0,66
Esquadrias Externas – Face Interna 493,36 380,00 1,30
4,39

E como eu chego nesses totais de área (M²)?

Paulo, desculpe, não entendi sua pergunta. Pode detalhar mais a situação?

Chamo atenção para o item “Esquadrias Externas - Face interna”. O cálculo de “quantidade de serventes” não está correto. Explico.

As esquadrias possuem uma produtividade diária, em jornada de 8h (no seu caso, parece ser 380m2), mas esse parâmetro precisa ser ajustado pela PERIODICIDADE da limpeza.

O padrão mais comum prevê a limpeza das esquadrias 1x a cada 15 dias.

Isso significa que, no seu caso, 1 servente, trabalhando 8h, consegue limpar 380m2 de esquadria, o que representa 47,5m2 por hora trabalhada. Só existem 493m2 desse tipo de área a ser limpa. Ou seja, 1 servente consegue limpar TODA a esquadria existente em menos de 11h de jornada. E uma vez limpa a esquadria, só haverá nova limpeza depois de 15 dias.

Então, tudo isso significa que, para estimar a quantidade de serventes para limpar as esquadrias, precisamos levar em conta cálculos mais complexos.

Isso está representado na IN 05/2017, que adota o coeficiente “Ki”.

Seguindo os parâmetros da IN, a coisa se calcula assim:

Área fisica a ser limpa = 493m2
Produtividade diária = 380m2
Horas trabalhadas na limpeza da esquadria no mês = 16h (2x/mês = 1x a cada 15 dias)
Total de horas trabalhadas no mês = 188,76h (jornada de 44h/semana)

Estimativa de quantidade de serventes:

(493/380) * (16/188,76) = 0,11 servente

Na prática, isso representa o seguinte: 0,11% do tempo total de um servente no mês será usado para limpar, 2x ao mês, a esquadria, com produtividade diária de 380m2.

Se a limpeza da esquadria fosse realizada TODOS os dias, como acontece, em geral, com os pisos frios, aí, sim, seria apenas 493/380 = 1,3 servente.

É muito importante entender como funciona a produtividade diária e a interação desse parâmetro com a periodicidade e a frequência das atividades de limpeza em cada tipo de ambiente.

6 curtidas

Boa tarde,
Com base neste quadro apresentado, como obtenho o coeficiente?
Pois observei que é um item exigido mais no CADTERC – Estudos Técnicos de Serviços Terceirizados (www.cadterc.sp.gov.br)