Srp - sistema de registro de preços muitos itens e contratação menos de 1 (um) % da ata

Foi realizado um SPR para serviços de Engenharia e Geotecnia para 400 (quatrocentos) pontos de sondagem com aproximadamente 10m (dez) metros de profundidade cada, 8 (oito) meses depois da Assinatura da Ata de Registro de Preços, foi emitida uma ordem de serviços para apenas 3 (três) pontos de sondagem ou seja menos de 1% do total dos serviços, acontece que a empresa vencedora está a uma distancia de aproximadamente 1.000 (mil) km de distância do local dos serviços, por se tratar de serviços de campo onde exige necessidade de equipamentos o custo de mobilização é muito alto, no caso concreto, o custo de mobilização de equipamento e pessoal será de aproximadamente R$ 9.000,00 (nove mil) reais, o valor a receber pela realização dos 3 furos será de aproximadamente R$ 4.000,00 (quatro mil) reais, ou seja, a valor da mobilização é muito superior ao valor que a empresa receberá pelos serviços, poderá ser feito algo para desobrigar a empresa desse compromisso, considerando o baixo volume de contratação? o que inviabiliza a empresa prestar os serviços? alguém por obséquio nos oriente.

Qual foi o lote mínimo de contratação previsto no edital? Quantos pontos de sondagem? Isso resolve tudo. Pelo visto, não há isso. Logo, seria melhor revogar a atual licitação e realizar uma nova, com base em um adequado Estudo Técnico Preliminar.

@Ronald primeiramente quero parabenizá-lo pela sua preocupação. Sua atitude de preocupar-se com a contratada e não sei com administração é louvável.

Como disse o @Marcelo_Torres no registro de preços foi estabelecida uma contratação minina, se sim, e a contratada assim anuiu, então ela assumiu este risco e você pode contratar sem que este peso do prejuízo paire em sua cabeça, no entanto cabe também a indagação se a estimativa não foi super repito superestimada.

Nesse tópico isso já foi discutido:

Então cabe a vocês deliberarem internamente da real necessidade de submeter talvez uma boa empresa a este prejuízo, que parente a expectativa de grande quantidade de serviços ofereceu um preço vantajoso a administração.

Então, se quer saber se pode contratar, sim direita que pode, se este quantitativo obedecer o mínimo estabelecido no TR, mas eu particularmente não faria, a não ser que emergencialmente, já que me colocaria no lugar do licitante, e não gostaria que tal atitude fosse tomada comigo.