Serviços Gráficos diversos itens

Boa tarde Nelca.
Solicito com a devida vênia, ajuda na seguinte questão.
Um contrato de serviços gráficos diversos, desde cartão de visita a apostila, valor R$ 14.000.000,00. Prazo de 12 meses. Pode prorrogar por mais 12 meses, novo empenho de R$ 14.000.000,00, para os próximos 12 meses? Tem parecer que diz ser de natureza contínua…

@GARRCEZ se o serviço se amolda a descrição de serviço continuo descrito na IN 5/2017 não há porque não poder renová-lo, e isso deveria ter sido demonstrado, se assim não foi, no ETP.

Art. 15. Os serviços prestados de forma contínua são aqueles que, pela sua essencialidade, visam atender à necessidade pública de forma permanente e contínua, por mais de um exercício financeiro, assegurando a integridade do patrimônio público ou o funcionamento das atividades finalísticas do órgão ou entidade, de modo que sua interrupção possa comprometer a prestação de um serviço público ou o cumprimento da missão institucional.

Outrossim, esse objeto Serviços Gráficos é muito genérico e certamente dentro deste objeto há materiais também e para estes a Lei 8666 não permite a renovação. Em outro tópico há uma excelente explicação sobre a diferenciação entre o que é material e o que é serviço, no seu caso, exemplificando, cartão de visita, a meu ver é material.

1 curtida

Boa noite nobre Rodrigo. Desculpa a demora, feriado foi longo, mas o tema abordado é complexo, e apreendi sua opinião.
Agradeço e vou aguardar o parecer.
Eu sou pela essencialidade permanente e contínua.
Mas o que isso representa? Nesse diapasão, fica a questão (fato), submetido a tese de cada parecerista. Eu não encontrei, ainda, um gabarito que me permita acertar o mais próximo da melhor aplicação do dispositivo legal (art.15, acima).