Quanto cobro por um software de uso individual para secretaria de educação, por pessoa? Sendo esse software meu e único, com foco no processo de aprendizagem de autista

Estou com dúvidas sobre isso, me falaram um teto e mais dois governos interessados. Porem nao sei precificar o valor unitário + suporte + treinamento. Por uma licença de um ano.

Preciso de um valor que seja aceitável e que nao seja tao barato. Pois meu publico e segmentado e específico. Nao queria que fosse apenas uma venda.

@Eraldo_Guerra

O software é um produto, composto por programas de computador, procedimentos, documentação e dados associados. Suporte técnico e treinamento são serviços relacionados ao produto de software. Sendo assim, como com qualquer produto ou serviço, basicamente, o valor a ser cobrado, depende do custo de produção, despesas com comercialização e da margem de lucro pretendida.

De forma bem simples, para que você possa tomar como exemplo, vamos supor, que o software foi desenvolvido em 6 meses, consumindo um total de 1000 horas. No desenvolvimento, foi utilizado um computador pessoal e um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE), adequado a linguagem de programação escolhida para o projeto. A estrutura mínima para prestar o serviço requer um Analista de Suporte de Técnico e um Instrutor de Informática (funções que você irá acumular).

Como você desenvolveu o software e também irá prestar os serviços de suporte técnico e treinamento, sem os encargos sociais e trabalhistas, uma forma de fazer a aproximação para os custos poderia ser usando salários do mercado brasileiro como referência. Como eu tenho uma noção dos perfis profissionais envolvidos fiz uma rápida pesquisa na base de dados disponível no site https://www.salario.com.br/.

Um Programador de Aplicativos Educacionais e de Entretenimento, por exemplo, ganha em média R$ 4.299,81 no mercado de trabalho brasileiro. Considerando, uma jornada de trabalho de 40 horas semanais e 252 dias úteis, o valor da hora de trabalho é igual a R$ 25,60. A licença do ambiente de desenvolvimento custou R$ 1.500,00. O Computador R$ 5.000,00. Logo, o custo de desenvolver o produto foi (R$ 25,60 * 1000h) + R$ 1.500,00 + R$ 5.000,00 = R$ 32.100,00.

Um Analista de Suporte Técnico ganha em média R$ 3.595,74, em um ano, R$ 43.148,88. Já um Instrutor de Informática ganha em média R$ 2.716,41, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, sendo uma semana para produzir o material R$ 646,75, mais R$ 16,17 a hora. Um treinamento de 4 horas custaria R$ 711,43.

Nesse exemplo, o licenciamento, incluindo suporte técnico para um ano, custaria R$ 32.100,00 + R$ 43.148,88 = 75.248,88, mais uma margem de lucro de 10%, R$ 79.563,768, ou R$ 6.630,31 ao mês. Dessa forma, o valor unitário da licença depende do número de licenças a serem comercializadas. Se fossem 40, cada uma teria o preço de venda de R$ 165,76 (R$ 6.630,31 / 40). O treinamento, você poderia propor a parte, no valor unitário de R$ 782,57.

Dependendo do número de licenças vendidas, você poderia precisar de outra pessoa para te apoiar no suporte técnico e isso elevaria bastante o seu custo, impactando também no preço de venda. Portanto, requer um nível mínimo de planejamento da capacidade operacional.

Como disse, os salários seriam uma aproximação para o custo, portanto você ainda poderia aplicar uma margem de lucro da sua escolha. Todos esses parâmetros são meramente exemplificativos, porque somente você sabe o quanto vale a sua hora, sua qualificação e experiência, além de ter uma noção mais precisa de todos os custos envolvidos na sua operação.

Lembrando que, se você fosse de fato contratar funcionários, o custo de cada perfil contratado, precisaria ser multiplicado por 2 (custo Brasil).

1 curtida