Obra - justificativa para SIMEC

Boa tarde, pessoal.

Me foi perguntado algo pela chefia que não sei direito como resolver, talvez seja algo meio fora do padrão. Mas, quem sabe alguém já passou por isso.

o fato:

Tivemos uma obra executada (talvez parcialmente), o contrato não está mais vigente.
No decorrer da obra a fiscalização detectou problemas na execução de umas divisórias de madeira, foram instaladas mas não correspondiam ao tipo que estava no projeto.
Passou-se tempo… a fiscalização cobrou da empresa, que não consertou a execução.
Passou-se tempo… não foi pago esta parte da execução da obra porque não corresponde ao projeto, a empresa resolveu doar as divisórias instaladas (fizeram termo de doação), contudo foi verificado que mesmo com estas divisórias a obra no geral cumpre sua funcionalidade (tem documento do depart. de engenharia dizendo isso).
Valor total do contrato 200.000,00 (por exemplo)
Valor pago/executado 180.000,00

Pergunta do chefe:
Como justificar, para finalizar no SIMEC, que a obra foi executada por 180.000,00 e não por 200.000,00, já que não houve no decorrer do contrato um aditivo de supressão (e nem havia intenção de supressão pois as divisórias são parte importante do projeto)?

o pensamento dele é q a obra seja tida no SIMEC como 100% concluída, já que houve a doação, porém alterando o valor da obra no sistema SIMEC, onde 100% seria 180.000,00. portanto pensando numa forma de justificar essa redução, já fora da vigência contratual.

se tiver uma luz, agradeço!

Do meu ponto de vista, a obra foi 90% executada. Razão pela qual foram glosados 10% de pagamento.

A doação das divisórias é outra coisa, que possivelmente milita em favor da empresa em.caso de eventual penalização por descumprimento contratual.

Obrigado , Franklin!

se alguém mais passou por algo parecido, por favor…