A empresa recebeu uma ordem de fornecimento pouco tempo após a homologação do certame, recebemos o empenho e quando fomos comprar o item ganho o preço do mesmo estava o dobro do cotado, sendo assim o que posso fazer para que minha empresa não tenha um prejuízo ?
Você precisará construir uma justificativa muito bem fundamentada. Porque se o preço dobrou, algo deve ter acontecido de extraordinário. Uma das formas de você fundamentar é realizando uma pesquisa de mercado e apresentando ao órgão para provar que não terá condições de cumprir o contrato. Daí é esperar que o órgão julgue e entenda que o preço realmente mudou e libere você do fornecimento. Agora não basta mandar um ofício dizendo que o preço aumentou, você tem de comprovar.
A título de curiosidade: que objeto é esse que dobrou de preço?
Ok, Maurício mas isso aconteceu um mês após o pregão já realizado, e descobrimos que a empresa onde nos cotamos errou ao mandar a cotação a nossa empresa, nesse caso não vejo muitos recursos.
eu ate poderia responsabilizar a empresa que fez o orçamento mas ficaria complicado depois para orçar com a mesma.
Infelizmente, você terá de assumir o prejuízo. Contrato é contrato! Sendo até um pouco duro: o órgão não tem nada a ver se o seu fornecedor não é confiável, ele fez o contrato com você e não com ele.
Mas se foi um erro, há como comprovar. Por exemplo: esse material é praticado com que preço pelo concorrente? Se você conseguir provar que o mercado não pratica preços assim, acho que conseguiria justificar perante o órgão seu pedido de liberação da obrigação de fornecer. O caminho é esse, não consigo ver outro.