Modo de disputa - Licitação Agenciamento de Passagens Aéreas

Prezados,

Com o Decreto 10.024/2019, como vocês têm colocado o modo de disputa do certame?
Aberto ou Aberto e fechado?

Com relação aos valores para lance, qual item tem sido objeto de disputa?
Taxa de agenciamento?
Desconto?

Vi editais em que colocaram lances seguindo um modelo de índice, onde 100 equivale a zero, o que for acima é percentual de lucro e o que ficar abaixo é percentual de desconto.

Alguém licitou recentemente e viu bons resultados no certame?

Qual a sugestão de melhor forma para garantia a competitividade entre as licitantes?

Agradeço a atenção.

Karina

Continuando a discussão do Modo de disputa - Licitação Agenciamento de Passagens Aéreas:

Boa noite!
Estamos usando apenas o aberto por enquanto. Quanto ao agenciamento nós fizemos uma portaria e incluímos esse serviço como essencial, assim prorrogamos por 60 meses. Dica de pregoeiro! Deixe uma cláusula bem clara no edital de que no caso de empate a classificação será aquela apresentada pelo sistema. Não optei pelo desconto já que é difícil explicar pros licitantes. Mas se quiser por desconto recomendo o edital do CNJ. Boa sorte!

1 Like

Após o decreto 10.024 o Comprasnet passou a fazer o sorteio automático em caso de empate.

Nas orientações da SEGES, fica claro que não há classificação pelo sistema em caso de empate, mas sim sorteio, como a lei manda. Ou seja, não é possível definir o vencedor sem sorteio.

Decreto 10.024/2020
Art. 36. Após a etapa de envio de lances, haverá a aplicação dos critérios de desempate previstos nos art. 44 e art. 45 da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, seguido da aplicação do critério estabelecido no § 2º do art. 3º da Lei nº 8.666, de 1993, se não houver licitante que atenda à primeira hipótese.

Art. 37. Os critérios de desempate serão aplicados nos termos do art. 36, caso não haja envio de lances após o início da fase competitiva.

Parágrafo único. Na hipótese de persistir o empate, a proposta vencedora será sorteada pelo sistema eletrônico dentre as propostas empatadas.

Desculpa Ronaldo acho que não fui claro. A ordem de classificação ao final da sessão decorre de um sorteio aleatório do sistema.
Espero ter-me feito compreender.

Até mais,

O problema e quando o licitante questiona a lisura do sorteio como explicar para ele?