Licitação de serviço por grupo, critério de julgamento versus lance ofertado por item

Prezados, me ajudem, por favor!!

Estou numa licitação de serviço terceirizado em que foi formado um grupo com 13 itens. O critério de julgamento é pelo valor global do grupo, no entanto, verificando a planilha de composição de custos, observei que o licitante majorou o valor de alguns itens em relação ao lance ofertado para o item.

Pergunto: é possível a aceitação da proposta desta forma? apesar do critério de julgamento ser pelo valor global e o preço estar abaixo do valor de referência, ele deve obedecer o lance dado individualmente para cada item?

Se a contratação foi separada por item e o lance é por item (o que ocorre mesmo em contratações em grupos), entendo que ele deve obedecer o lance dado individualmente para cada item. Então, a princípio, você deve pedir para ele ajustar as planilhas ao lance, nos termos do art. 38, § 2º do Decreto nº 10.024/2020.

No caso de ser serviço com dedicação exclusiva de mão-de-obra, o art. 43, § 5º, é ainda mais explícito nesse sentido.

Arthur, agradeço as considerações.

Acredito que até mesmo se quiséssemos aceitar, o sistema não aceitaria. No momento da negociação da proposta, em que colocássemos o valor para o item acima do lance, acho que o sistema apontaria algo. Você sabe me dizer se isso poderia ocorrer? Já te aconteceu algo parecido?

A regra é simples: ainda que seja em grupo, os preços por item devem ser coerentes.
Pense na situação hipotética: você contrata um grande grupo com diversas características.
Aí o licitante coloca, de maneira absurda, um determinado custo num determinado posto, exemplo: uniforme.
Seis meses depois você tem uma demanda por acrescentar um posto, exatamente aquele que veio com esta divergência: como você provaria que não agiu de conluio com o licitante para que ele apresentasse uma proposta sabendo desta situação específica?

É um exemplo besta, apenas para fins didáticos, mas a coerência da planilha não está apenas no valor global, mas em todos os seus itens. Até mesmo por isto o próprio sistema já avisa itens em lote que estão acima do valor global, para ajuste.

Realmente José, o sistema destaca. No meu caso, o sistema destaca em vermelho a quantidade de itens que estão acima do valor referência. Minha dúvida foi porque o valor do licitante para cada item não ficou acima do valor de referência individual, mas ficou acima do próprio lance dele para cada item.

Sim, por isto é importante não apenas o valor total, como o detalhamento de como se chega a ele.
É o famoso “planilhar”, muito comum quando também tem insumo, e aí a empresa coloca um valor baixo no que tem pouca chance de troca e alto no que tem muita chance. No final das contas pode a administração pagar caro e até ter problemas com o TCU decorrentes de não analisar a composição dos custos.