Prezados, sou pregoeira no órgão, fiquei com a tarefa de fazer uma Nota técnica para abrir um PAAP, contra uma empresa, Processo para aplicação de penalidades.
A autoridade demandante entendeu basicamente o que dispõe o Art.14,§ 1 da Lei 14.133-2021 º O impedimento de que trata o inciso III do caput deste artigo será também aplicado ao licitante que atue em substituição a outra pessoa, física ou jurídica, com o intuito de burlar a efetividade da sanção a ela aplicada, inclusive a sua controladora, controlada ou coligada, desde que devidamente comprovado o ilícito ou a utilização fraudulenta da personalidade jurídica do licitante.
Eu não fui a Pregoeira de Origem, mas como fiquei no lugar da antiga, me pediram para fazer a Nota técnica para o PAAP.
Só que para descobrir sócio oculto, não tenho muitas provas.
As empresas envolvidas já tem a questão do Parentesco , porém não é o bastante
Eu gostaria de saber se tem algo no balanço que eu possa verificar para embasar e instruir a Nota técnica?
No balanço eu encontrei muitos registros de transferências das empresas com Penalidade para a empresa que participou do processo.
Encontrei registro de pagamentos de plano de saúde para os sócios das empresas com penalidade.
Encontrei transferência para outra empresa que tem como sócio principal o sócio responsavel pelas empresas com penalidades.
transferências para esse sócio da empresa com penalidade
Aportes… isso tudo em 3 balanços, 2021, 2022 e 2023.
Mas, não sei onde posso olhar ou o que buscar para comprovar isso.
todos os sócios envolvidos tem relação familiar, mas isso não comprova a questão do sócio oculto.
também tem a questão que a empresa que participou da licitação já existia muito antes das duas empresas envolvidas com penalidade.
O que eu posso fazer, pessoal?
Desde já, eu agradeço.
Atenciosamente,
Grasielle Moura