IN nº 8/2023 e a questão do fracionamento de despesa

@Arthur se está errado não é a manifestação da Seges, mas sim a norma, que a meu ver é clara ao apontar que é pra usar o PDM:

I - à classe de materiais, utilizando o Padrão Descritivo de Materiais (PDM) do Sistema de Catalogação de Material do Governo federal; ou

Na minha humilde opinião é para comemorar e não para contestar, se é nesse valor não é pra licitar mesmo o trabalho é desproporcional se comparado a seus objetivos. Não vejo como um entrave pois haverá disputa de qualquer forma com a nova dispensa eletrônica só não haverá a necessidade de processos tao extensos.

Vai acabar não afastando as licitações pois tem órgãos que irão preferir fazer um registro de preços com 50 itens do que 50 dispensas, fora o fomento a compras de menores proporções fomentando as contratações exclusiva pra ME e EPP.

Em resumo e sem me aprofundar muito no assunto, há várias reflexões a serem processadas com as mudanças em curso, e precisamos nos libertar um pouco das amarras que a lei 8666 nos impunham e pensar em coisas mais produtivas como um melhor aproveitamento do suprimento de fundos, o market place, dentre outras coisas que afastem um pouco nosso modo, de certa forma arcaico, de comprar e contratar e torne nosso trabalho mais prático de modo a possibilitar o atendimento mais rápido da grande maioria de nossas necessidades, pois uso um termo, e sem nada de pejorativo nisso, a grande maioria das compras são miudezas, e levamos tanto tempo cuidando delas que não conseguimos gastar nossa energia com as coisas maiores e que precisariam de um estudo mais profundo.

O básico nós já compramos bem, já temos essa expertise, se chega na unidade o pedido de compra de caneta, papel, móvel, eletro, agente da risada, tira de letra, talvez estejam pensando nesta troca, fazer com que nós tenhamos tempo de pensar e de fazer melhor aquilo que realmente tem grande impacto, e quando fizermos isso, todos se beneficiarão com o compartilhamento no PNCP.

É apenas meu ponto de vista meu amigo, sem querer de forma alguma ser dono de qualquer verdade.

7 curtidas