Prezados, boa tarde!
Estou com algumas dúvidas sobre uma situação que tenho no meu órgão e gostaria de ouvir a experiência de demais colegas e sugestões.
Hoje, minha unidade tem diversos contratos pequenos, pulverizados. Durante a última década, houve uma interiorização do órgão, e passamos de uma unidade para quatro sedes. A cada abertura, foram feitos contratos individualizados de cada um dos serviços.
Desde que assumi a gestão vi alguns problemas neste modelo, e gostaria de começar a “unificar” os contratos, aproveitando que neste próximo semestre vencem alguns contratos grandes.
Em princípio, tenho os seguintes contratos que gostaria de unificar.
Cargo | Vencimento contrato
Recepcionistas: 3/8, 14/8 e 22/10
Contínuo: 24/8 e 26/10 (além de um novo que poderia ter início imediato)
Carregador: 15/8
Aí vamos aos meus problemas/dúvidas, e gostaria de ver a experiência e casos parecidos.
Primeira dúvida: Forma de contratação
Há sugestão de realizar por registro de preço, e aí contratar à medida que o contrato vence.
Entendo que SRP implica um risco e um custo desnecessário porque não presume “obrigação” de contratar, ao passo que é certo que vá fazer a contratação de todos estes postos.
Além disto, firmar um contrato a cada prorrogação resolve parte dos problemas de riscos, mas não da operacionalização onerosa.
Segunda dúvida: Como formalizar o contrato.
Gostaria de saber se é possível ter um único contrato, especificando os postos e o início da execução nas referidas datas. Não me é problema, por exemplo, se o vencimento e as prorrogações encerrarem, impreterivelmente, na mesma data, por exemplo, 60 meses a partir da primeira execução. O benefício já seria gigantesco.
Todos os três cargos, em todas as unidades, são regidos exatamente pela mesma convenção coletiva. Estaria trocando uma realidade de sete contratos, com sete repactuações feitas na mesma data e de várias prorrogações ao longo do ano por um único contrato, uma planilha, um telefone de contato, e a inclusão de medidas de gestão de risco até então não implementadas.
Resumindo: minha ideia é fazer a licitação um único contrato, com postos diversos em localidades distintas, com inícios em datas diferenciadas. Quero fazer uma licitação que não seja por registro de preços, e que seja consolidada num único contrato. É possível?
Agradeço desde já a contribuição de todas, especialmente votos contrários e riscos, bem como análise de experiências próprias de cada um de vocês.