Declaração de Compromissos (Contratos Firmados) e DRE - Divergência Maior que 10% - Justificativas

Olá, pessoal!

Estou preparando um TR para contratação de apoio administrativo. A atual contratada está apresentando problemas de pagamentos de direitos trabalhistas e é possível que a empresa não tenha saúde financeira para continuar levando o contrato. Por isso para a nova contratação vou pedir a declaração de compromissos assumidos com comprovação de que 1/12 do valor dos contratos seja menor ou igual ao PL.
Já tive muitos problemas durante a licitação com esta declaração seja porque as licitantes não declaram todos os contratos que possuem, seja porque a divergência dos valores apresentados pelas licitantes sempre é superior a 10% e não consigo avaliar se as justificativas são plausíveis. Por isso tinha desistido de pedir a tal declaração. Acontece que para este pregão acho que terei que pedir.
Daí, pergunto a vocês: quais as justificativas vocês consideram plausíveis para essa divergência superior a 10%? Ou quais justificativas vocês mais costumam receber?

Já discutimos aqui sobre essa declaração. Acessa o link pra você entender que no final das contas elas influi nem contribui:

Declaração de contratos firmados errada - NELCA - GestGov

Obrigada @MauricioSaboia19 . A discussão é interessante. Ainda continuo na dúvida se exijo ou não, mas já me esclareceu bem.