Cota me/epp 25% acima de 80.000,00

Pessoal, sou nova na operacionalização do COMPRASNET. AJUDEM-ME?!

Estou cadastrando uma licitação e existe um item com valor de R$ 413.000,00.
Esse item foi desmembrado em 1 item de R$ 310.000 de ampla concorrência e outro de 103.000 correspondente aos 25% para me / epp.
Quando vou cadastrar o item ref à cota de 25%, o sistema não deixa, aparecendo mensagem de erro que ultrapassa 80.000,00.

Como resolver isso???

1 curtida

Marina,

O item de cota reservada não é limitado a R$ 80 mil, pois não se trata de Benefício Tipo I, mas sim de Benefício Tipo III.

Se cadastrar corretamente, o próprio Comprasnet cria automaticamente o item de cota reservada.

Só não vai funcionar se for registro de preços. Um bug do sistema, que nunca corrigiram.

4 curtidas

É registro de preços. Explicado então, pois não apareceu a opção do benefício tipo II. Verei o que faço aqui. Obrigada, Ronaldo. Como sempre me salvando

Bom dia Marina,

Quando isso acontece nos nossos pregões, fazemos uma cota menor que 25% para ME/EPP para que o valor total não ultrapasse 80 mil e o sistema aceite o lançamento.

O nosso entendimento é que 25% é o limite da cota e não um percentual fixo a ser adotado.

"III - deverá estabelecer, em certames para aquisição de bens de natureza divisível, cota de até 25% (vinte e cinco por cento) do objeto para a contratação de microempresas e empresas de pequeno porte. "

Sendo assim, nesses casos, utilizamos um percentual menor para adequação ao sistema.

1 curtida

@alfredocarlosjr!

Essa solução manual é até possível, mas não é o ideal, pois além de estar cadastrando o item com base no fundamento legal errado (Benefício Tipo I, conforme Art. 48, I da LCP 123), resultando na limitação a R$ 80 mil, ainda inviabiliza cumprir o que fixa o Decreto n° 8. 538, de 2015: