Contratação de Link tipo E1 para serviços de contact center

Prezados colegas,

Alguém no grupo fez este tipo de contratação no último ano, não obtive sucesso na pesquisa do banco de preços, não posso utilizar o contrato anterior, pois era outra tecnologia (era analógica), agora é digital, e os valores atuais da proposta do fornecedor que tinha o contrato anterior (VIVO), é muito alto em relação à operadora de menor preço (OI),-ele alega que com a nova tecnologia é necessário a implementação de toda a infraestrutura, tenho 3 preços para fazer a média (OI, VIVO e CLARO), porém, não são homogêneos, cerca de 100% maiores que o de menor preço. A área demandante insiste em fazer a contratação por Pregão Eletrônico, embora o valor anual de aproximadamente R$ 8.800,00, daria para fazer por Dispensa. O que fazer?

1 curtida

Você quem tem de saber qual tecnologia é requisito. Pediu conselho de alguma área técnica para certificar?
Por fim, mesmo sendo um preço passível de dispensa, tem hora que é melhor licitar para deixar bem clara a competitividade no certame!

Boa tarde José Barbosa,

A área técnica fez estudo preliminar e justificou a escolha da nova tecnologia.
Quanto à dispensa, nosso controle interno foi consultado e opinou favoravelmente.

Quanto à competitividade, já sabemos que no nosso Estado MS, somente 3 fornecedores oferecem o serviço (OI, VIVO e Claro).

De modo que agora, meu único problema é formar um preço médio para dar andamento à contratação.

De qualquer forma agradeço.

atenciosamente.

Reynata - TJMS

Olá.

Você pode usar a pesquisa que já tem, se entendi corretamente, adotando o menor dos valores como referência. Essa é uma técnica avalizada pelo TCU, quando o mercado é restrito, ou seja, já poucos fornecedores, como é o seu caso.

Na elaboração de orçamento estimativo para equipamentos a serem fornecidos em mercado restrito, devem ser adotados os valores decorrentes das cotações mínimas. As médias ou medianas de cotações de preços devem ser empregadas apenas em condições de mercado competitivo.
TCU. Acórdão 8514/2017-2C

Quanto à modalidade de contratação, a jurisprudência indica levar em conta o período total potencial do contrato, nesse caso, 60 meses, para avaliar se cabe Dispensa por pequeno valor. No seu caso, seriam cerca de R$ 45 mil no total, o que exigiria mesmo um pregão.

2 curtidas

Franklin agradeço a ajuda.