Comprovação da Exequibilidade

Olá a todos!

Atuo em um órgão público em que uma empresa apresentou proposta para serviços de engenharia considerada inexequível. Considerando que a inexequibilidade é relativa, foi dado a oportunidade da empresa comprovar a exequibilidade da proposta. Contudo, na planilha de Composição de Custos há incompatibilidade entre custo, despesa operacional e preço final comprometendo diretamente a confiabilidade da proposta. Como exemplo:

1. A despesa operacional ou o custo do insumo, isoladamente, superam o preço final declarado pela licitante → Custo R$2700, Valor final: R$ 1.000,00. Como o custo pode ser maior sendo que, em tese, ele deve estar dentro do valor final?

2. Em alguns itens os custos unitários estavam sistematicamente abaixo do valor constante em um orçamento de terceiro trazido pela própria licitante como comprovação de custo.

3. Há ausência de coeficientes e de distinção entre mão de obra e material, comum a todos os itens.

4. Neste caso, posso desclassificar direto ou devo abrir nova diligência pedindo para corrigir tais itens?

A minha dúvida reside no fato de que há diversos erros na planilha que foi enviada em fase de Comprovação da Exequibilidade da Proposta, não se trata de somente de 3 itens, mas de todo um conjunto de erros. Nesse caso, devo fazer uma segunda diligência pedindo pra corrigir ou posso desclassificar?

Desde já, muito obrigada pela ajuda.

Olá, @Thaisa !

No caso apresentado, faça uma segunda diligência.

Diligencie até esgotar o assunto. Pergunte custo a custo.

A diligência sempre valerá a pena… depois o Participante não poderá alegar que você o “cerceou”… Já vivi isso antes!