Prezados, bom dia!
Venho por meio deste, solicitar ajuda em um caso específico de um pregão que estou operando. A questão é a seguinte:
Trata-se de um pregão para aquisição de EMBALAGENS, onde uma das empresas vencedoras é MEI e não dispunha em seu CNAE, consultando o CNPJ na Receita Federal, como Atividade principal ou secundária, o Comércio de embalagens.
A empresa, possui como CNAE principal o comércio varejista de artigos de armarinho e consta outras atividades secundárias que não envolvem as embalagens.
O fato é que a 02º colocada dos itens que essa empresa com CNAE diverso ao do objeto foi vencedora, questionou a situação, o que fez com que eu diligenciasse, solicitando da empresa 01ª colocada, DOCUMENTO que comprovasse sua aptidão e autorização para o comércio dos produtos que a mesma sagrou vencedora.
Nesse sentido, a empresa apresentou o CERTIFICADO DA CONDIÇÃO DE MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL no anexo do comprasnet, onde atesta como ocupação secundária, o comércio de embalagens, mas que ATÉ ENTÃO NÃO ESTAVA presente na Receita Federal.
Ocorre que essa atividade foi ALTERADA pelo fornecedor, pois a empresa que está em 02º lugar, imprimiu a tela da consulta do CNPJ do fornecedor em 01º lugar antes de eu promover a diligência, o que comprova que quando da participação da empresa vencedora no pregão, esta não tinha o CNAE compatível com o objeto licitado.
Partindo-se da premissa de que, não existe obrigação de cnae ou atividade idêntica à da licitação, mas tão somente compatível e tendo em vista que quando da participação no pregão, a empresa 01º colocada não dispunha de um CNAE compatível para o fornecimento do produto que foi vencedora, como devo proceder?
Eu estou diante de 02 questões:
-
Quando da participação da empresa no pregão esta não dispunha como atividade compatível o comércio de embalagens, porém essa prova eu não tenho, pois será demonstrado pela empresa classificada em 02º lugar, a qual alega que possui a impressão de consulta do CNPJ da empresa vencedora com a data, o que comprova que a mesma não estava apta a concorrer ao item que sagrou vencedor;
-
De outro lado eu tenho um DOCUMENTO da empresa vencedora, comprovando que dentre suas ocupações secundárias, está o comércio de embalagens, tendo sido este inserido pelo fornecedor logo após eu solicitá-lo, o que no caso do MEI, é possível fazer a inserção em qualquer momento;
Enfim, eu tenho indícios de que houve ALTERAÇÃO por parte do fornecedor em relação suas ocupações, pois quando consultei o CNPJ na Receita Federal, não havia tantas ocupações que agora consta e mesmo que a empresa classificada em 02º lugar venha comprovar por meio da tela da RECEITA FEDERAL que houve a alteração por parte do fornecedor após eu solicitar o documento que lhe garantia o fornecimento do produto, como posso acolher isso, se estou diante de um CERTIFICADO DE MEI que atesta a sua atividade para o fornecimento de embalagens que se refere a um dos itens que o fornecedor foi vencedor?
Att,
MATHEUS BORGES DE PAIVA