Utilização do IST em Reajustes

Bom dia, pessoal! Alguém poderia me ajudar com a utilização do IST nos reajustes? Como vocês têm feito? A cláusula do Contrato em análise não detalha fórmula, apenas fala sobre a utilização do índice. E a ANATEL não divulga o acumulado nos últimos 12 meses. Dessa forma, pensei que pudesse fazer assim:

Valor mensal do IST

abr/20 - 235,05
mai/20 - 234,83
jun/20 - 236,10
jul/20 - 237,82
ago/20 - 239,36
set/20 - 242,40
out/20 - 246,20
nov/20 - 249,96
dez/20 - 253,56
jan/21 - 257,25
fev/21 - 262,99
mar/21 - 268,08

Variação do IST no período = ((268,08/235,05) - 1)*100 = 14,05%

Alguma sugestão? Obrigada!

@larissatimo de uma olhada nesta página da Anatel:

Olá, Rodrigo! Sim, eu consultei essa página, foi onde eu peguei os valores acima. Mas não há nada muito claro sobre como calcular a variação, à exceção desse trecho:

“A data de referência inicial para a construção do IST é janeiro de 2004. Nesse mês, todos os índices valem 100. No mês de janeiro de 2010, por exemplo, o número-índice do IST seria de 285,175. Isto significa que a inflação acumulada apurada para os serviços de telecomunicações seria de 185,175%, entre janeiro de 2004 e janeiro de 2010.”

Daí, por analogia, entendo que a variação em 12 meses é calculada como expus acima, mas gostaria de saber se mais alguém está trabalhando dessa forma ou se há alguma interpretação diferente. Mesmo porque, dessa forma, achei o índice altíssimo.

@larissatimo realmente o site cita a fórmula mas ela não aparece. Vi em outro tópico aqui que uma colega citou a fórmula, dê uma olhada, estou procurando aqui se achar esta confirmação posto:

Achei um documento antigo que confirma a fórmula acima:

Calculo IST.pdf (131,6,KB)

Ótimo, Rodrigo! Me ajudou muito. Obrigada!

não ficou claro para mim como calcula o IST, nem no site da anatel ficou claro para mim. Eu gostaria de saber qual a formula que é usada para o calculo do IST quando eu quero comparar um intervalo de 12 meses, ou seja, a variação percentual de 12 meses?
Por exemplo, o ultimo dado dos ultimos 12 meses, entre jul/20 e Jun/21, como ficaria o calculo da variação desses 12 meses?

@Victor_Santos1000 você leu o PDF que postei acima? Ali traz como calcular a variação.

sim amigo, porem, quando pesquisei sobre o acumulado dos últimos 12 meses, o mesmo período varia de site para site (tenho a duvida se o valor do índice acumulado nos 12 meses é o mesmo para todos ou é diferente devido ao fato de cada empresa abordar índices diferentes no seu calculo, já que no pdf fala que podem ser abordados 7 índices diferentes para o calculo) . Fiquei confuso porque quando fiz o mesmo calculo usando a formula do seu pdf não conseguir chegar nos mesmos valores, ou seja, ainda sou bastante ignorante no entendimento do assunto, e to tendo bastante dificuldade de entender, porque ainda ta muito superficial a explicação pra mim, mas não consegui achar uma explicação mais detalhada do assunto. :confused:

@Victor_Santos1000 os índices são considerados para o cálculo do IST mas não quer dizer que você tem de utilizá-los. O IST você deve obter diretamente no site da Anatel e utilizar os valores ali consignados para cálculo do seu reajuste.

ENTENDI, MAS NO SITE DIZ ( A variação percentual mensal fornece quanto, em média, o IST variou em relação ao mês anterior.), OU SEJA, A PARTE DA VARIAÇÃO É SOMENTE EM RELAÇÃO A UM MÊS ANTES. E MINHA DUVIDA DE VERDADE É COMO CALCULAR A VARIAÇÃO EM UM INTERVALO DE 12 MESES; O QUANTO VARIOU NO PERIODO DE UM ANO TOMANDO O ULTIMO MES COMO REFERENCIA?.

SE VOCE FOR OLHAR NESSE SITE O Acumulado 12 Meses É 19,28% EM RELAÇÃO AO MÊS DE AGOSTO. A MINHA DUVIDA É COMO ELE CHEGOU A ESSE RESULTADO DE 19,28%???

@Victor_Santos1000 esse site é de uma empresa privada, ao passo que a Anatel é uma agência reguladora. Pode até ser que estejam corretos mas aconselho você a buscar os índices no site da Anatel e aplicar na fórmula que está no PDF.

Não sei se entendi bem a dúvida e os órgãos aos quais pertencem, mas, no âmbito do Executivo Federal, os contratos administrativos devem ser reajustados utilizando a fórmula prevista no art. 5° do Decreto n° 1.054/1994:

           I - Io
    R = V* ------ , onde:
             Io
      

    R = valor do reajuste procurado;

    V = valor contratual do fornecimento, obra ou serviço a ser reajustado;

    Io = índice inicial - refere-se ao índice de custos ou de preços correspondente à data fixada para entrega da proposta da licitação;

     I = índice relativo à data do reajuste

@rodrigo.araujo, eu somei a variação de AGO/2020 a SET/2021, conforme o site da Teleco.com.br, que apresenta o acumulado 2021 até setembro (18,96%). Peguei as variaçõs no Gov.br dos meses de AGO a DEZ de 2020 e a soma deu 17,5% (diferença de 1,46%, que é a variação de janeiro/2021). Me parece que ele somou janeiro de 2021 duas vezes.
Você conseguiu algum valor exato?
Se cada empresa tem uma composição diferente, o IST vai variar de uma operadora para outra…, nossa! cansada de procurar e temos 3 contratos com operadoras diferentes. Se alguém conseguiu, ajude, por favor!

@Nanda será que você não inverteu os meses pois de Ago/20 a ser/21 da mais de 12 meses, talvez o correto seria ser/20 a Ago/21.

Olhe o exemplo mais ainda que vai de abr/20 a mar/21.

Nesse mesmo PDF, na figura 1 tem uma tabela de valores do ist, que na figura 2 pode ser gerado no formato excel. Essa tabela esta disponível em algum lugar ou só foi disponibilizada como exemplo?

@Victor_Santos1000 se for dentro do PDF não fui eu que creio deve ser só exemplo mesmo.

Oi Larissa!

Nós fazemos dessa forma mesmo, apenas calculando a variação percentual no período. Uso a fórmula (valor maior - valor menor) / valor menor * 100, que é a mesma coisa que você fez. Então, como previsto em contrato, utilizo 7 casas decimais para calcular o reajuste de cada item, e arredondo depois, para utilizar apenas duas casas.

Att,

Eu costumo atribuir 100% - ao fator correspondente ao mês, por exemplo…assinei um contrato em 02/2021 (fator do mês - 262,86), atribuo o valor de 100% pra ele. E quero saber quanto devemos corrigir em 02/2022 (fator do mês - 298,959). Então aplico regra de três.
262,86 equivale a100%, e 298,959 equivale a “X”. Aí descubro o percentual de variação acumulado e aplico no valor da mensalidade.

a ideia de uma calculadora semelhante a calculadora cidadão seria o ótima, eu pesquisei muito para encontrar uma referente ao ist, porém, não encontrei nenhuma e também não encontrei nenhuma resposta convincente em relação a formula. Vou estudar sua resposta pra entender como é feito o calculo, desde ja obrigado e qualquer duvida irei entrar em contato; em relação a calculadora que você disse que iria conversar a área responsável, você teve alguma resposta???