Bom, se entendi bem… pra se achar o acumulado dos últimos 12 meses do ist eu preciso apenas do acumulado, e nesse caso a variação não é necessária, certo?
se sim, isso quer dizer que…
por exemplo: se eu quisesse achar o acumulado dos últimos 12 meses para o mês de agosto/2022 (ultimo índice divulgado - Valores do Índice de Serviços de Telecomunicações – IST — Português (Brasil)), eu só precisaria dividir o acumulado de agosto/22 por agosto/21, menos 1?
assim… ( 315,171(ago/22) / 285,442(ago/21) -1 ) = 10,4150756% , seria esse o cumulado dos ultimos 12 meses para esse periodo???
Quanto a questão da variação, ficou claro a parte da soma +1, porém a parte de sua multiplicação não consegui compreender direito o sentido e também a sua utilidade, já que aparentemente o calculo da variação não é necessario para encontrar o acumulado dos ultimos 12 meses!!!
Primeiro é preciso saber a data base de reajuste do contrato, que deve ser feita a partir da data da proposta, da data de abertura do pregão ou da data do último reajuste.
Se o contrato deve ser reajustado a partir de agosto/21, você precisa pegar o acumulado de agosto/21 até julho/22, nesse caso a conta é feita dividindo o índice de julho/22 pelo índice de julho/21.
jul/22 = 315,540
jul/21 = 283,042
315,540 / 283,042 = 1,114816882300153 - 1 = 11,48% de reajuste
Agora se a data base é de set/21 e você precisa reajustar até ago/22, o cálculo é feito pela divisão do índice acumulado de ago/22 pelo índice acumulado de ago/21.
ago/22 = 315,171
ago/21 = 285,442
Eder, Bom dia. Fiquei na dúvida sobre o período utilizado para o calculo. Caso a proposta tenha sido apresentada, por exemplo, em SET/21 o certo não seria usar os índices de SET/21 e AGO/22 na formula? Ou até mesmo de OUT/21 a SET22? Não entendo como pode ser usado de AGO/21 a AGO/22 pois neste caso são 13 meses e se somamos os percentuais na tabela da ANATEL, o que também dá o índice de 12 meses procurado, fica uma diferença. Se puder esclarecer mais uma vez eu agradeço. Att
PS: Pessoal acabo de achar este link. Creio que aqui esclareça definitivamente os pontos colocados. Obrigado
Desculpe Ronaldo, mas o cálculo apresentado neste documento não está correto, pois considerou apenas um intervalo de 11 meses de variação do IST.
Deixa eu utilizar outro exemplo que eu acredito que seja de compreensão mais fácil.
Quando a Anatel divulga o IST de janeiro, ela pega o IST acumulado de dezembro do ano anterior e multiplica pela variação de janeiro, resultando em um IST acumulado de JANEIRO.
Se quando chegar no final do ano eu dividir o acumulado de DEZEMBRO por JANEIRO, eu vou estar excluindo a variação do mês de JANEIRO.
Então logo, para se chegar a variação do IST no ano de 2022, eu vou precisar dividir o ist acumulado de DEZ/22 a DEZ/21.
Imagina um ano imaginário em que todos os meses a variação foi X.
O mês de janeiro será calculado com a expressão dezX
O mês de fevereiro será calculado com a expressão janX ou dezXX
O mês de março será calculado com a expressão fevX ou janXX ou dezXXX
Logo, o mês de dezembro será a expressão dez(do ano anterior)*X^12 (X elevado a 12)
Se eu dividir dezembro por janeiro eu tenho a expressão:
DEZ(ano anterior)X^12/dezx = X^11
Na prática estou excluindo a variação do mês de janeiro, isso porque a variação acumulada do mês de janeiro já inclui o mês de janeiro. Por isso eu preciso pegar o mês anterior.
Infelizmente o documento apresentado não está correto pois calculou a variação do IST com apenas 11 meses.