Solução de Comunicação de Dados

Colegas,

Gostaria de uma opinião acerca da possibilidade da contratação de uma “Solução de Comunicação de Dados”, na qual gostaria de fazer um TR em que pudesse participar tanto empresas que oferecessem “locação de estrutura de rede”, como “Serviços de MPLS, por exemplo”. É possível eu fazer de forma genérica ou teria que escolher um tipo: Locação ou Serviços.
Se alguém tiver feito algo parecido, poderia me enviar um link com os estudos e TR.
A apreciação e análises, por gentileza.
Grato

Ruzevan,

Infelizmente esse diálogo com o mercado para ele definir a melhor solução, dentro da disputa da licitação, não me parece possível hoje no Brasil.

Quem sabe o Diálogo Competitivo previsto no PL de licitações ajude nisso!

@Ruzevan o que você quer dizer com “locação de estrutura de rede”?

Tem empresas que montam toda uma estrutura de rede, seja com fibra optica ou radio frequência (ou ambos) e depois fazem locação para o órgãos públicos e/ou privados, que utilizar por um determinado período de tempo… Uma locação da infraestrutura de rede, se tiver problema, eles arrumam. Os equipamentos são todos deles: switches, antenas, etc.

Esclareça melhor Ronaldo essa questão do PL? Vc já se deparou com algum “case” dessa natureza?

Me refiro ao Diálogo Competitivo, previsto como modalidade de licitação no PL 1292/95 Art. 27, V e Art. 31), aprovado na Câmara mês passado: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1765896

No Brasil não conheço case desse tipo não.

@Ruzevan pelo descrito, trata-se de um serviço diferente de MPLS, o qual chega apenas na porta de entrada do cliente. Sendo assim, não vejo como compatibilizar isso em um mesmo item.

Essa locação seria para eventos pontuais?

Porque uma estrutura de rede que atenda à demanda normal do órgão normalmente é algo permanente, não alugado.

O edital do Taxigov permite todo tipo de configuração que atenda a necessidade. Pode ser uma referência.

Caro Ruzevan, creio que sua descrição do serviço precisa ser mais detalhada. Quando você fala en Infra, pode-se pensar diversas coisas. Se for somente a Infra para comunicação entre “escritórios”, então existem diversas empresas que “alugam” seu “backbone” para transmitir dados de terceiros. Por exemplo, Embrtel, Oi, BRTelecom, etc. Mas Infra também pode ser a rede interna de um “escritório”. Daí você teria um serviço de manutenção de rede interna. Infra pode ser considerada a estrutura de servidores que fornecem o serviço de diretório, smtp, arquivos. Na Infra como um todo você terá roteadores, switches, modems, servidores, firewall, etc. Por isso, é muito importante detalhar melhor o que precisa.

Senhores.

A minha maior dúvida em fazer esse certame de Backbone secundário, denominado “Solução de Comunicação de Dados”, é deixar dessa forma para que eu possa receber tanto propostas de empresa que fazem LOCAÇÃO, como empresas que oferecem SERVIÇOS.
Em suma, poderia fazer dessa forma ou teria que escolher entre LOCAÇÃO e SERVIÇOS?
Esse é o meu dilema.

MSCruz temos as Empresas de Telecomunicações nesse certame de backbone, mas também apareceram empresa que oferecem esse mesmo serviço das Empresas de Telecomunicações, só que em formato de LOCAÇÃO, eles montam links de fibras ópticas e até Radio Frequência e levam essa estrutura até os “escritórios”. Por isso, gostaria de uma certame que, do ponto de vista jurídico, fosse possível eu receber propostas de LOCAÇÃO (no caso dessas outras empresas que levam até links de 50 a 100 Mb) e das Empresas de Telecomunicações e outras Empresas que oferecem em forma de SERVIÇOS. Esse é o núcleo da dúvida.
Agradeço a colaboração.

Olá Ruzevan, juridicamente eu não posso ajudá-lo, pois meu conhecimento é restrito nessa área. Quanto a solução, eu entendo que sejam idênticas, pois as empresas de Telecom estabelecidas já possuem toda uma Infra de fibra ou rádio espalhadas nas cidades. Parece que a diferença entre estas e as empresas que pretendem fazer “locação” é a falta da infraestrutura disponível. A mim, parece que ambas irão prestar um serviço (a locação é um serviço) e ambas estão “locando” suas infraestruturas de comunicação para outras empresas. Inclusive, muitas empresas menores adquirem um serviço de link de dados de empresas maiores e fornecem o mesmo serviço para consumidores menores. Em algum momento elas terão que se interconectar, especialmente se também estiver previsto acesso à Internet. Talvez se você definir como “fornecimento de serviço comunicação entre filiais”, ou algo assim, poderá abarcar ambos os tipos de empresa.

MsCruz. Agradeço as informações, realmente é a linha que eu estava pensando em seguir.
Obrigado pelo apoio.