Seguro de Vida_Dados da apolice

BOm dia, estou com uma dúvida e gostaria de saber se alguém pode me ajudar.

É o seguinte lançamos uma licitação para contratação de seguro de vida para os funcionários - CLT - aqui da empresa, será aberta dia 12/5, pregão eletrônico, e recebemos vários pedidos de esclarecimento, o primeiro em 22/4, com várias perguntas, dentre elas, as seguintes:

1 - Qual a seguradora atual;

2 - Informar o prêmio pago nos últimos 3 anos e 5 anos e os sinistros dos últimos 3 e 5 anos;

3 - Qual o valor da última fatura paga;

Ficamos em dúvida se ao responder estas respostas não estaríamos violando o princípio da isonomia, já que a seguradora atual não sabera das outras que participarão e estas saberão daquela, além de quanto aquela pagou.

Também, como até o presente momento área técnica não se pronunciou, e a data de abertura de propostas esta próxima, queriamos saber , se, também pelo princípio da isonomia, já que os esclarecimentos impactam no custo da proposta, seria melhor adiar a licitação. Ah! Lembro que somos Empresa Estatal e portanto somos regidos pela Lei 13.303/16, e nosso regulamento interno não nos norteia quanto a estes tópicos - deveremos alterá-lo.

Agradecemos a atenção e todos no que puderem ajudar e fiquem bem, em casa.

Abigail Barros Silveira
Presidente/Pregoeira IPA/PE

Abigail, olá

Bom, poço te falar sobre a
realidade aqui do nosso órgão, que é uma autarquia (CLT). Costumamos disponibilizar
todas estas informações sobre as quais você está sendo questionada. Qualquer
cidadão pode acessar nosso portal da transparência e verificar. Sem nenhum
impedimento é possível verificar informações sobre o pregão, o edital, o
contrato, preços, empenho, parcela mensal, valor anual etc. Acontece que sinistralidade
não é algo estanque, varia ao longo do contrato. Então é normal as empresas
buscarem o dado atualizado para poderem formar seu preço, sobretudo quando se
trata de imóveis, veículos e plano de saúde. Agora, se uma ou outra empresa não
busca informações que lhe garanta melhor posicionamento dentro do certame, aí é
um problema da companhia, que não investe em treinamento e qualificação dos
seus funcionários. Pelo menos eu entendo
assim.

Luiz

crmvsp

Divulgar essas informações faz parte da transparência necessária. São importantes para formular a proposta. Seguro é baseado em risco. A seguradora atual conhece esses dados. Se não divulgar, aí sim quebra à isonomia, pq só a atual conhece a situação e as outras, não.

Obrigada Franklin e Silva pelas respostas. Como esse é meu primeiro processo de Seguro, apesar de já atuar há uns 10 anos como pregoeira, não entendo muito desse assunto, como devem ter percebido. E, realmente, esqueci que tudo fica no portal da transparência e todos tem acesso.
Agradeço bastante a atenção e as respostas,

Abigail

Abigail,

A resposta ao pedido de esclarecimento tem que ser divulgada para qualquer interessado.

Eu colocava no site do órgão e mandava o link no sistema, para qualquer interessado.

Sim a resposta vai ficar no site da empresa e no sistema de pregões eletrônicos, fica disponibilizados para todos. Em todos esclarecimentos já é de praxe fazermos isso.
Mais uma vez, obrigada.