Boa tarde pessoal. Sou um contador público inexperiente ainda, entrei recentemente em uma câmara municipal, e aqui os empenhos de contratos de serviços contínuos (aquele que ultrapassam o exercicio financeiro) são empenhamos pelo valor total do contrato e deixados como restos a pagar, porém acredito que o mais correto seria empenhar somente o saldo do serviço a ser executado no exercício e empenhar o restando no ano seguinte.
Porém, como o ano inteiro foi feito empenhando o valor total, qual seria o procedimento mais correto nesse final de ano:
Anular os empenhos para que nao fiquem em restos a pagar, e empenhar no ano seguinte ou deixar como está e inscrever em restos a pagar?
1 curtida
Boa tarde Jeferson, acredito que o melhor procedimento seria anular o saldo remanescente, e ano que vem emitir empenho estimativo com o montante a ser usado em 2023.
Imagina um contrato de 50mi para 5 anos e um empenho desse total logo no primeiro ano. Estranho demais…Comprometeria toda a questão orçamentária do órgão ao vincular um montante alto de recursos para uma despesa, podendo alocar em outros programas.
No órgão em que trabalho, realizamos cancelamento de saldos de empenhos dos contratos administrativos ativos, nesse final de ano, para não ter restos a pagar. Ou se tiver, ter um valor mínimo.
2 curtidas
@Jefersonalmeida,
Eu sei que existem muitas práticas ruins já arraigadas, que é difícil acabar, mas sugiro que leia as normas técnicas e tire de lá o fundamento de tudo o que for fazer. Seja para validar as práticas antigas que lhe apresentarem, seja para formular novas práticas. Leia principalmente o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - MCASP.