Reajuste de Obra Índice INCC- Recurso Federal

Olá a todos, tenho em mãos um pedido de reajuste contratual de obra de construção de uma ponte, e a minha duvida é a de que devemos analisar a planilha de custos da empresa e a partir disso aplicar o índice, sendo que a empresa solicita reajuste com boletins já executados e as consultorias estão divergindo na orientação e eu preciso de uma terceira opinião. Por outro lado entendo que o pedido de reajuste possa ser aplicado ao valor global do contrato, sem necessidade de planilha que acompanha o edital, aplicando o valor, por exemplo de 11% no global, desculpem se minha duvida é boba, eu realmente não tenho experiência com o INCC. Grata

Olá, Morena.

Essa normalmente é uma análise mais completa.

Porém, considerando os detalhes que deu, entendo, primeiro, que sim, você deve aplicar o reajuste sobre o valor contratado, não sobre o valor do orçamento de referência. Segundo, não é impossível que o reajuste seja aplicado em valores já medidos. Você tem que analisar a cláusula de reajuste do contrato, que indicará a referência de quando os reajustes deverão ser aplicados. Se contratado sob a égide da 8.666/1993 há duas opções. Ou doze meses a partir da data limite da proposta ou a partir da data do orçamento de referência da administração. Feita essa análise, a contratada tem direito de reajuste em todos os serviços executados após o período indicado no edital/contrato.

Será o caso de não aplicação de reajuste se, de acordo com o Cronograma Físico Financeiro, os serviços ou parte deles devessem ter sido executados antes do prazo de doze meses do qual estamos falando, não tendo sido por motivação da contratada.

Como citei não é uma análise simples. Mas é certo que a referência é a planilha da contratada para efeito de valores e que a análise do período tem que ser feita de acordo com o previsto no edital/contrato.

Espero ter ajudado.

2 curtidas

Meu caro, já esta me ajudando muito, lhe agradeço imensamente!

1 curtida