RAT E FAP - o que é isso

Ola, boa tarde. Estou participando de uma licitação onde pede o valor do RAT E FAT, nao consigo entender o que seria isso, alguém poderia me explicar? ou se tiver algum material, ou algo do tipo. Eu tenho um documento de consulta de FAP DE 2025 e mostra que o valor é de 0,5000, o que isso significa?

Oi @Rafaella_Sabino !! RAT é o Risco Ambiental do Trabalho (tipo um seguro pro INSS contra acidentes), varia de 1% a 3% dependendo do risco da sua empresa (leve, médio ou grave).

FAP é o Fator Acidentário de Prevenção, um multiplicador que ajusta o RAT baseado no quanto sua firma evita acidentes. Vai de 0,5 (top, reduz o custo) a 2 (ruim, dobra).

Seu FAP de 0,5000 pra 2025 é o mínimo, significa que vocês mandam bem na prevenção – multiplica o RAT por 0,5, baixando o encargo.

Na licitação, isso entra na planilha de custos pra calcular encargos sociais.

Se precisar de mais alguma ajuda, manda msg, tenho uma certa experiência com licitações de Terceirização de Mão de Obra.

Olá, @Rafaella_Sabino !

1. Emita a GFIP;
  2. Multiplique a “Alíquota RAT” por “FAP”, que resultará no “FAP AJUSTADO”.

Só complementando os colegas:

Se quiser saber mais, acesse o link

Tendo o CNAE preponderante da Empresa (verficar GFIP/E-SOCIAL), vc pode consultar o RAT no link abaixo: