Que tal uma IA alimentada com o Nelca? Apresentamos o NelcaLM

:brain::collision: ATENÇÃO, COMUNIDADE! O NELCA INVADIU A IA! :brain::collision:

Conheça o NelcaLM: O Oráculo dos Compradores Públicos! :crystal_ball:

Cansado de vasculhar milhares de posts no grupo procurando aquela discussão sobre “desconsideração da personalidade jurídica” que rolou lá em 2020? :sweat_smile:

Ou então aquela vez que alguém perguntou sobre “Qual CCT aceitar na proposta” e teve 119 respostas (todas certas, obviamente)? :thinking:

É isso mesmo, pessoal! Juntamos TODO o histórico do Nelca desde 2019 – sim, até aquelas discussões épicas de pesquisa de preços na Dispensa Eletrônica às 23h59 e as tretas do @ronaldocorrea perguntando se “o acórdão tem caráter normativo” – e colocamos na cabeça de uma IA no NotebookLM do Google.

:robot: O que é essa criatura?

É como ter um colega veterano que nunca esquece nada e que você pode consultar 24/7, acessando a memória coletiva do grupo para:

:white_check_mark: Pesquisar jurisprudência comentada pelos próprios colegas
:white_check_mark: Relembrar aquele post que salvou sua planilha em 2021
:white_check_mark: Descobrir se alguém já sofreu o mesmo que você (spoiler: sim, muito provavelmente)
:white_check_mark: Montar argumentos pra responder com carinho e serenidade😅
:white_check_mark: Encontrar discussões antigas sem o scroll infinito da insanidade

:teacher: Treinada na dureza da vida de comprador público!

:eyes: Não é chute, não é achismo — é Nelca puro em forma de IA!

Quer exemplos do que ela sabe responder?

• “Como calcular produtividade em limpeza?”

• “Alguém já discutiu a propriedade de utensílios de cozinha em contratos de terceirização?”

• “Quais foram as melhores dicas sobre pesquisa de preços?”

• “Me ajuda a argumentar sobre essa situação kafkiana…”

:pushpin: E se você acha que IA nunca vai entender…

…a dor e o drama de quem já comprou café, apesar de certificado, “realmente, muito ruim” ou se deparou com “lances lá embaixo com mercadorias péssimas (mas que estão dentro das características possíveis)”…

Bem, talvez agora ela entenda! :joy:

:performing_arts: Depoimentos fictícios (mas realistas):

“Perguntei sobre inexigibilidade às 3h da manhã e ela me respondeu baseada em discussões reais do grupo. Chorei!” - João, Insone Produtivo

“Finalmente encontrei aquela discussão lendária sobre ‘se é bolacha ou biscoito’. Histórico!” - Maria, Arqueóloga das Compras

:rocket: ACESSE AGORA:

:backhand_index_pointing_right: bit.ly/NelcaLM :backhand_index_pointing_left:

P.S.: Se o NelcaLM começar a dar respostas como “depende do caso concreto” e “tem que analisar a situação específica”, não se assuste - ela só está se integrando perfeitamente à nossa cultura! :zany_face:

#NelcaLM #IAemCompras #IAdoNelca #NotebookLM #LicitaçãoComMemória #CompradoresPúblicos #InteligênciaArtificial #ComunidadeDePrática

52 curtidas

boa tarde, pra mim será muito útil

Proposta excelente… duro só é digitar na barra de pesquisa enquanto racho de rir da propaganda da IA… muito bom!!!

@FranklinBrasil está sensacional!

FranklinBrasil, tu é um gênio!! Simplesmente, muito bom!!

Que maravilha!!! Será ótimo!!

Solução fantástica! Muito obrigado!

@FranklinBrasil Parabéns a você e aos demais envolvidos.

Iniciativa digna de prêmio.

E muito obrigada por compartilhar todo esse conteúdo até aqui!

2 curtidas

Eu sonhava com isso!:star_struck:

:rocket::bar_chart: ATUALIZAÇÃO BOMBÁSTICA DO NelcaLM! :bar_chart::rocket:

Versão Agosto/2025: O Cérebro Coletivo Cresceu! :brain::flexed_biceps:

Galera, segurem os chapéus porque os números são de dar vertigem:

:chart_increasing: OS NÚMEROS DA NOSSA SABEDORIA COLETIVA:

• :bullseye: 7.412 tópicos discutidos (sim, incluindo aquela sobre “toner de impressora é material de consumo ou permanente?”)

• :speech_balloon: 27.662 posts de pura expertise (e algumas discussões acaloradas também, especialmente as tretas divertidas em que eu discordo do @ronaldocorrea :sweat_smile:)

• :memo: 4.150.695 palavras de conhecimento acumulado!

Para dimensionar: isso é mais texto que vários volumes da Enciclopédia Barsa! (lembra dela?) :books:

:fire: O QUE ISSO SIGNIFICA PRA VOCÊ:

:white_check_mark: Memória ainda mais poderosa - agora com TODOS os debates até agosto/2025
:white_check_mark: Respostas mais completas baseadas em quase 28 mil interações reais
:white_check_mark: Cobertura total das discussões mais recentes da comunidade
:white_check_mark: 4,1 MILHÕES de palavras de experiência prática à sua disposição

:performing_arts: Agora o NelcaLM sabe responder:

• “Como foi a discussão recente sobre usar o NelcaLM para planejar limpeza?”

• “Alguém comentou sobre a norma de sanções da Central de Compras?”

• “Quais foram os últimos debates sobre o Contrata+Brasil?”

• “Me mostra a evolução do pensamento do grupo sobre [qualquer assunto]”

:robot: Fun Facts da Atualização:

• O NelcaLM agora provavelmente conhece mais siglas que um servidor do SCGCOA/DIPOA/SDA/MAPA

• Possivelmente tem mais conhecimento sobre licitação que alguns cursos de graduação completos

• Consegue citar discussões específicas entre quase 28 mil posts (é tipo ter memória fotográfica coletiva!)

:pushpin: E o melhor:

Continua gratuito, continua acessível, continua sendo o nosso GPS da sabedoria coletiva! :compass:

:rocket: ACESSE A NOVA VERSÃO NO MESMO BAT-LOCAL:

:backhand_index_pointing_right: bit.ly/NelcaLM :backhand_index_pointing_left:

P.S.: Com 4,1 milhões de palavras, o NelcaLM talvez já tenha falado mais sobre compras públicas do que alguns editais publicados no PNCP! :joy:

#NelcaLM #VersãoAgosto2025 #IAdoNelca #MemóriaColetiva #CompradoresPúblicos #Atualização #InteligênciaArtificial

12 curtidas

É fantástico. A primeira vez que se ressurcita um “arquivo morto”, aquelas caixas cheias do nada para coisa nenhuma. é tipo lá em casa, eu costumava guardar tudo, prego, pedaço de cano, borracha, tudo que eu pensava em um dia aproveitar, mas quando chegava na hora de usar, o prestador de serviços dizia: “compre um novo, esse seu não serve.”, moral da história não guardo mais p.n. Agora o NelcaLM vem com tudo e muito mais. Como dizia um palestrante ao seu admirador: “ Que tal as novidades que apresentei na palestra?” O admirador responde, “ infelizmente as novidades não foram atraentes, e as atraentes a gente já conhecia”. Obrigado Franklin, inovação para ser copiada pelo TCU e CGU e congêneres….

2 curtidas

Muito bom, parabéns pela iniciativa

Venho dar meu testemunho. Pela primeira vez, estou lidando com uma licitação de serviço de engenharia com regime de execução de empreitada por preço global. Joguei a situação aqui no NelcaLM e ele me ajudou a identificar parâmetros para atender a uma recomendação mais simples da consultoria jurídica (eu tinha justificado a adoção da empreitada por preço global, mas não tinha justificado porque não iria adotar a contratação semi-integrada, como manda meu regulamento), mas, além disso e mais importante, me ajudou a identificar parâmetros para estipular o risco específico relacionado ao percentual máximo a ser tolerado entre as partes quando da verificação da inadequação de quantitativos.

Realmente, uma ferramenta muito útil!

6 curtidas

Olá, boa tarde a todos, boa tarde Dr Franklin, é sempre um grande apreço toda vez que venho até o fórum, uma vez que quando sei que posso colaborar, meus estímulos de solidariedade transbordam e isso me deixa muito feliz. Pergunta: o notebooklm denominado NelcaLM substituem o link bonus capitulo 3 item 3.7 “bitly://livrofraudeslicitacoesbonus” da sua ultima edição de sua coautoria “COMO COMBATER A CORRUPÇÃO…” ? Estou tentando acessar mesmo com windows certificado para login em arquivos sensíveis, via login conta tambem verificada windows e não consigo. Troquei navegadores e mesmo assim não obtive resultado. Poderia nos ajudar pfvr?

Olá, @Douglas_Lemes

Obrigado pelo feedback. É sempre gratificante saber que há utilidade naquilo que tentamos desenvolver para contribuir com as compras públicas.

O NelcaLM não substitui o link do livro de fraudes. São conteúdos distintos.

O problema do link do livro foi relatado por outros leitores. Aproveito para pedir desculpas pelo inconveniente. Já resolvemos com a Editora Fórum. O novo link correto é ESTE

Me avise se tiver alguma dificuldade.

Aproveito para perguntar o que achou da 4a edição do livro de fraudes.

1 curtida

Boa tarde Doutor @FranklinBrasil, a cada edição eu me emociono mais, sério! É muito difícil alguém abordar temas tão delicados, com tamanha maestria. Eu sou um verdadeiro FAN e entusiasta dos seus trabalhos! As novas edições são sempre atualizadas e abordam, em alguns aspectos, novos temas, novas experiências e relatos, novas noticias, diferente de outros autores que não mudam nem os sumários das suas edições, você sempre traz novidades para nós entusiastas do Governo Aberto. Eu sou fornecedor do governo há 15 anos, e tenho relatos assombrosos de tudo que eu já vi e passei, imagina, eu disputo as vezes 10 licitações por dia! Seu trabalho me fez seguir em frente, quando não havia mais esperança! A proposito, eu não estou conseguindo abrir o link ele fala que This XML file does not appear to have any style information associated with it. The document tree is shown below. AccessDenied Access Denied 6PG3Q9EASWTT6P6K U1YG5FWCOM6NaLWXSNa6BL5MMLkjC8MTUKa5Zf4hLfG03Kx, segue em anexo. Há, estou ansioso para sua nova edição. Forte abraço.

index.pdf (46.3 KB)

KSH9ToptPhUS4VSCvgr8m9+oehTYI7W64YLRCxsX3jqntxdjN.

Obrigado pelo comentário, @Douglas_Lemes. É um grande incentivo para continuar tentando melhorar as próximas edições!

Eu corrigi o link, estava errado. Agora deve funcionar.

Pronto agora o link abriu, arquivos baixados com sucesso. Muito obrigado e boa semana.

Novo site que substituiu o painel de preços do GOV.br https://suportedadoslivres.streamlit.app/