Que tal uma IA alimentada com o Nelca? Apresentamos o NelcaLM

:rocket::bar_chart: ATUALIZAÇÃO FANTÁSTICA DO NelcaLM!

VERSÃO FEVEREIRO/2026 :bar_chart::rocket:

O Cérebro Coletivo Não Para de Crescer! :brain::flexed_biceps:

Comunidade Nelquiana, chegou a hora de atualizar o contador — e os números desta vez são de fazer qualquer planilha de DEMO parecer pequena:

:chart_increasing: OS NÚMEROS DA NOSSA SABEDORIA COLETIVA:

• :bullseye: 7.800 tópicos discutidos (sim, aquele sobre “coagir licitante que tumultua sessão de Pregão Eletrônico” também está lá!)

• :speech_balloon: 29.000 posts de expertise raiz (e sim, também as tretas, que o NelcaLM absorveu com a frieza de quem nunca perdeu uma sessão pública)

• :memo: 4.400.000 palavras de conhecimento acumulado!

Para dimensionar: isso dá umas 4.400 dissertações de mestrado sobre compras públicas. :books:

:fire: O QUE VEIO DE NOVO NA VERSÃO FEVEREIRO/2026:

O NelcaLM revirando a nossa memória coletiva recente encontrou 5 achados que estão borbulhando nas trincheiras das licitações:

1. :money_with_wings: Reforma Tributária já bate à porta A turma já está quebrando a cabeça com IBS/CBS nas planilhas e contratos vigentes. Para novos editais: já cabível incluir no BDI o IBS/CBS com a redução do PIS (sem aumento de carga total). Para contratos em andamento: a contabilidade já faz as retenções amparada na cláusula padrão. O NelcaLM viu essa discussão antes de a maioria das AGUs locais sequer saberem soletrar “IBS”. :sweat_smile:

2. :magnifying_glass_tilted_left: O Pente-fino no Enquadramento de ME/EPP Situação kafkiana mapeada pela comunidade: empresa fatura milhões, mas ainda aparece na licitação levantando a plaquinha de ME/EPP. A receita do Nelca: diligência + DRE + PGDAS-D + Portal da Transparência = inverteu o ônus e pega o lobo com roupa de cordeiro. O NelcaLM sabe o limite (R$ 4,8 mi de RB), sabe a data de corte e sabe a argumentação. :wolf:

3. :desktop_computer: O “Novo Divulgador de Compras” desmistificado A migração das Dispensas Eletrônicas para o Novo DC no Compras.gov virou um campo minado de dúvidas. O NelcaLM já sabe (e te explica): desde setembro/2025, tudo nasce e morre no Novo DC. Criar, divulgar, disputar, adjudicar, homologar — é um fluxo só, e ele conhece cada etapa.

4. :abacus: A Matemática Misteriosa da Fase Fechada Pregoeiros notando o sistema convocando mais de 3 empresas para a fase fechada e achando que havia bug. Spoiler: não havia. É líder + 3 melhores lances seguintes = 4 licitantes. IN 73/2022, no capítulo “o sistema estava certo e você que errou a conta”. O NelcaLM não julga, só explica. :innocent:

5. :date: O Calendário Sagrado das DEMOs de 2026 Com a Portaria MGI nº 11.460/2025, a comunidade já mapeou: 20 feriados/pontos facultativos, 244 dias úteis — e os divisores para vale-transporte e auxílio-alimentação já estão calculados. O NelcaLM entrou em 2026 preparado. Você também?

:robot: Fun Facts da Versão Fevereiro/2026:

• Com 4,4 milhões de palavras, o NelcaLM já leu mais sobre licitação do que o texto integral de todas as leis de licitação brasileiras somadas… várias vezes

• O NelcaLM provavelmente sabe a diferença entre IBS e CBS melhor que alguns pareceres que vão chegar na sua mesa ainda esse ano

• 29.045 posts significa que, se você ler um por dia, termina em 2105 — o NelcaLM já leu todos ontem

:pushpin: E o melhor continua o mesmo:

Gratuito. Acessível. O GPS da nossa sabedoria coletiva — agora com mapa atualizado até fevereiro de 2026! :compass:

:rocket: ACESSE A NOVA VERSÃO NO MESMO BAT-LOCAL:

:backhand_index_pointing_right: bit.ly/NelcaLM :backhand_index_pointing_left:

P.S.: Com 4,4 milhões de palavras absorvidas, o NelcaLM está começando a ter opiniões próprias sobre planejamento de contratações. Mas fique tranquilo — ele ainda deixa a responsabilidade técnica com você. :wink:

#NelcaLM #VersãoFevereiro2026 #IAdoNelca #MemóriaColetiva #CompradoresPúblicos #Atualização #InteligênciaArtificial

Aí, @Carlos_Cavalcanti, aproveitei a pergunta e atualizei a base da IA. A intenção é atualizar a cada 6 meses, no máximo.
Obrigado por perguntar e me lembrar que já estava na hora de renovar a memória do NelcaLM

Parabéns @FranklinBrasil (e demais eventuais envolvidos) pela ferramenta e parabéns à comunidade pelas discussões que alimentaram a plataforma, ficou muito bom e tenho usado em diferentes etapas da contratação para auxiliar com algumas dúvidas.

Fiquei curioso se o número de posts na comunidade diminuiu um pouco pelo fato de alguns posts eventualmente serem repetidos por alguém não ter encontrado uma resposta.

A ferramenta mostra números de utilização (quantos acessos e quantas respostas por exemplo)? Apenas curiosidade minha caso seja possível divulgar.

Oi, @lucash

Só consigo visualizar o tráfego no NelcaLM dos últimos 7 dias. Tivemos média de 66 usuários por dia e 155 interações por dia.

Quanto às postagens no Nelca, houve ligeira queda no segundo semestre de 2025 (de ~350/mês para ~294/mês). Mas já tinha uma tendência de queda antes do NelcaLM — então não é possível atribuir tudo à ferramenta.

Mas o número mais impressionante é de visualizações:

1. Ago/2025: 557k visualizações (recorde histórico até então)
  2. Set/2025: 591k — o maior mês em quase 7 anos
  3. 2025 inteiro: 5,0 milhões — +46% sobre 2024

Isso sugere uma mudança de comportamento interessante: a comunidade está sendo consumida mais intensamente, mas com menos necessidade de produzir novas postagens. Em vez de postar uma dúvida, parte dos membros já chega ao Nelca ou passa pelo NelcaLM, encontra a resposta no acervo existente e vai embora satisfeita — sem deixar rastro como post.

Que isso seja uma ‘perda’ ou um ‘ganho’ é uma boa discussão! Acredito que é sinal de maturidade da base de conhecimento.

Aproveitei a pergunta e pedi pro Claude criar um Painel de Números do Nelca:

PAINEL NELCA EM NÚMEROS

Não sair multiplicando discussões já tratadas anteriormente e começar a pesquisar é sem dúvida um ganho, os limites de cortesia do fornecedor do espaço agradecem. :slight_smile:

Uso o NelcaLM há alguns dias e acho uma ferramenta de grande relevância. Mesmo que meu órgão não utilize o compras.gov, consigo nele informações super relevantes e consolidadas das discussões dos nobres companheiros nesse mundo vasto das licitações.

Parabéns! ficou fantástico a ferramenta. Está me ajudando bastante!!! eu queria saber como tu integrou uma ia bot aqui no forum.

Oi, @Kristiano_Fernandes

O bot dentro do Nelca é uma ferramenta da plataforma Discourse, que hospeda a comunidade.