Bom dia !
Preciso publicar um leilão no PNCP, faremos ele de maneira presencial devido a não termos ainda um sistema eletrônico público para leilão (o único que encontramos é o da Receita Federal, cuja adesão não sei se é possível, mas ainda verificaremos), também não compensa economicamente fazer a contratação de um sistema privado (por conta do montante de itens que temos para leiloar), então justificamos no processo a adoção do presencial, no entanto, agora, no momento de publicar o edital, não estamos encontrando como publicar no PNCP sem ter um sistema de leilão, no Compras não achamos nada à respeito e consultando as publicações semelhantes no PNCP parece que as publicações migram dos sistemas de leilões que cada órgão faz uso. Alguém sabe me dizer se consigo publicar o edital no PNCP sem ter um sistema de leilão?
Desde já agradeço pela atenção!
Gostaria de saber também.
Adriana,
Não sei em que localidade você está, mas aqui em nossa região o costume é credenciarmos um leiloeiro oficial, que nos auxilia na condução de todo o procedimento: loteamento dos itens, apoio para avaliação, publicação, disponibilização em plataforma eletrônica, etc. Normalmente eles possuem a própria plataforma e possuem ampla capilaridade. Dá resultado.
No entanto, tive o mesmo questionamento que o seu, depois da NLLC.
Em alguns casos nós temos poucos itens para alienar, e acaba não sendo vantajoso para um leiloeiro oficial. Daí partiríamos para a figura do leiloeiro administrativo, servidor do próprio Órgão, a quem a Autoridade Competente comete a tarefa da alienação.
Aí que a coisa “pegou”: Não encontramos uma plataforma pública para isso, somente plataformas privadas, a maioria “paga”. É inevitável que tenhamos que aderir uma plataforma privada para isso?
Algum Nelquiano poderia nos dar uma luz?
Olá, fizemos um edital de Credenciamento/Inexigibilidade de leiloeiros, publicamos a ratificação no PNCP, e vários leiloeiros encaminharam documentação para cadastro. O 1º classificado fará o leilão na plataforma delee após o leilão, se houver outros, serão chamados os próximos classificados.