PROPOSTA DE PREÇO - Serviço de Engenharia

Boa noite, colegas!

Estou numa sessão pública de pregão eletrônico de serviço de engenharia e me veio uma dúvida acerca da literalidade do que está posto em Edital, conforme segue:

8.2. A proposta a ser encaminhada deverá conter:
(…)
8.2.4. Na composição dos preços unitários o licitante deverá apresentar discriminadamente as parcelas relativas à mão de obra, materiais, equipamentos e serviços;

O licitante encaminhou sua proposta de preços, no entanto não houve a discriminação das parcelas acima.

A dúvida é: Eu adoto a literalidade do Edital e não aceito essa proposta ou me utilizo da razoabilidade, uma vez que este licitante encaminhou sua proposta, solicitando que readeque-a?

Obrigado.

@Alex_de_Sa_Oliveira muitas empresas estão entrando agora no ramo de licitações e muitas erram mesmo na apresentação das propostas gen sempre por falta de zelo mas as vezes por desconhecimento mesmo.

No seu caso a proposta em tese será a mesma e a discriminação talvez seja fundamental para o pregoeiro julgar a exequibilidade da proposta. Então acredito que possa ser diligenciado.

Isso já foi bastante discutido no Nelca, como por exemplo no tópico abaixo:

Caso não seja suficiente busque pela expressão “diligência” que vão aparecer vários.

1 curtida

@Alex_de_Sa_Oliveira!

Corroborando com o que comentou o colega @rodrigo.araujo, eu também acho que deve possibilitar a correção do detalhamento da planilha.

Inclusive, em se tratando de planilha de serviço, tanto a nossa IN 5/2017 quanto o TCU em vários julgados já de um bom tempo pra cá, indicam que erro no preenchimento da planilha, por si só não pode resultar em desclassificação automática, sem oportunizar a correção. Caracteriza excesso de formalismo.

Penso ser possível aplicar raciocínio similar no seu caso. É pedir que a empresa corrija o detalhamento da planilha, como exige o edital.

Eu não sei se isso é uma exigência comum para obra. Pode ser que as empresas não estejam acostumadas a elaborar propostas nesse formato, e não entenderam o edital. Acontece.

1 curtida