Prezados, bom dia!
Estou com uma dúvida quanto à obrigatoriedade de envio de proposta por parte de um licitante. Após a fase de lances, solicitei envio da proposta pela funcionalidade do Comprasnet. Após receber a proposta, o licitante me enviou o seguinte e-mail:
*"Senhor pregoeiro, fomos pegos de surpresa pelo importador ao nos informar que o item 32 (LYCO *
*Modelo / Versão: UHF 32GWT0), está descontinuado e não trarão mais, sendo assim para não acarretar problemas futuros com o produto, teremos que pedir o cancelamento do item 32. *
Desde já agradecemos a compreensão."
No caso, o licitante ofertou uma marca/modelo com valor abaixo do nosso valor estimado, mas disse que o fabricante descontinuou esse produto. O produto existe no mercado, isto é, existe marca e modelo compatível com a nossa descrição no mercado, aparentemente apenas o fabricante que ele cita, e que consta na proposta, não fabrica mais.
O que devo fazer? Por ter ofertado o item dentro do meu valor de referência, ele é obrigado a me enviar nova proposta com marca/modelo que me atenda? Ou já que a marca/modelo que ele apresentou não está mais sendo fabricado, tenho que aceitar o pedido de cancelamento da proposta?
Para o item, tem ainda um segundo colocado, com valor de lance maior que o meu valor estimado. Já sei que essa empresa não vai querer ofertar o produto, pois já se negou a ofertar outros que a diferença de valor era menor.
Se o fornecedor vencedor não ofertar o item, provavelmente meu item será fracassado.
Alguém conseguiria me ajudar?
Atenciosamente,
Isabela Dias
IFFluminense - campus Quissamã