Planilhas de custos e formação de preços

@tianny e @TEREZINHA1 depende de como está escrito na CCT. Lembre-se que o julgamento da licitação é feito pelo valor global e a planilha serve apenas para comprovar a exequibilidade da proposta. Então se o custo referente a este item não estiver ali estará em outro lugar, muito provavelmente no lucro ou nos custos indiretos.

Isto posto, vocês tem que ver uma coisa, se estes itens não forem opcionais, por exemplo, se o funcionário puder optar por ter ou não, eu não os colocaria na planilha de custos, pois caso o funcionário não quisesse você teoricamente estaria pagando por algo que não está sendo usado, aí eu deixaria a empresa alocar esse valor nos custos indiretos por exemplo. Está errado? Não, a proposta é a mesma não mudou, mas o valor estaria alocado em um item que não depende de aceitação do funcionário. Isso acontece muito com a contribuição sindical, essa é opcional, ainda tem a patronal que é obrigação da empresa, estas por exemplo eu não permito colocar.

Agora se é obrigatório a empresa pagar estes benefícios, não há problema em destaca-las na planilha, inclusive eu aconselho, afinal nas repactuacoes fica mais fidedigno o cálculo.

Em resumo, o valor que vocês vão pagar é o mesmo, estando estes itens ou não na planilha, mas descreve-los corretamente na planilha facilita a vida da fiscalização, pois poderá verificar se estes itens estão sendo concedidos aos funcionários.

3 curtidas