Planilha de custos

Olá pessoal, bom dia, boa tarde ou noite!

Estou com algumas dúvidas sobre o preenchimento da planilha de custos e formação de preços (baseada na IN 05/2017). Vou seguir na ordem dos módulos, então quem puder me ajudar ficarei muito grato.

Só para o andamento, o módulo 1 é a composição da remuneração. (salários, gratificações e adicionais)

Já o módulo 2 traz os encargos e beneficios, vamos diretamente para o submódulo 2.1, onde entra a rubrica do 13° (8,33%) e a rubrica de férias + adicional de férias (11,11% ou 12,10%, dependendo do entendimento do órgão.) correto?

O submódulo 2.2 traz a minha primeira dúvida real. Ele mostra os encargos previdenciários.
INSS = 20%
Salário educação = 2,5%
SAT (RAT*FAP) = 1% / 2% / 3% (de acordo com a realidade da empresa)
SESC ou SESI = 1,5%
SENAI - SENAC = 1%
SEBRAE = 0,60%
INCRA = 0,20%
FGTS = 8,00%

A dúvida fica na mémoria de cálculo desse submódulo.

Exemplo:
A conta certa seria (Remuneração + Submódulo 2.1) * 20% (INSS)

ou somente

(Remuneração) * 20% (INSS) ???

O submódulo 2.1 incide nessa conta ou não?

Indo ao submódulo 2.3, ele é preenchido de acordo com a convenção coletiva de trabalho.

Finalizando o Módulo 2 com um resumo tendo a soma dos 3 submódulos.

Módulo 3 (PROVISÃO PARA RESCISÃO), onde eu tenho algumas dúvidas também.

Os percentuais desse módulo são fixos por Lei? Ou eles vão variar de acordo com a realidade de cada empresa?

Qual seria a fórmula correta para a dimensão desses valores?

Mais uma dúvida é que: Algumas das diversas fórmulas que eu vejo empresas usando sempre variam de acordo com a vigência do contrato. Isso está correto?

No Módulo 4, as dúvidas continuam e se repetem as dúvidas do módulo 3.

Submódulo 4.1 (Substituto nas férias)
Na rubrica férias usamos a seguinte memória de cálculo: (total do submódulo 2.1/12) =1,62% ou 1,70% Dependendo se tiver conta depósito vinculada.

Para as demais rubricas, repito as perguntas:
Os percentuais desse módulo são fixos por Lei? Ou eles vão variar de acordo com a realidade de cada empresa?

Qual seria a fórmula correta para a dimensão desses valores?

Mais uma dúvida é que: Algumas das diversas fórmulas que eu vejo empresas usando sempre variam de acordo com a vigência do contrato. Isso está correto?

Submódulo 4.2 (Intrajornada)

Como fazemos o cálculo da intrajornada?

Os demais módulos (5- Insumos diversos e 6- Custos Indiretos, Tributos e Lucros) já não restam mais dúvidas.

Peço que respondam com atenção e me ajudem a melhorar na formulação de preços. Pois estou cansado de perder para empresas com percentuais extremamente baixos e não saber me defender nos recursos.

Desde já fico grato pela atenção.

@Liel_Taylor de uma olhada no site abaixo que explica cada item da planilha de custos.

https://www.licitacao.online/planilha

3 curtidas

Bacana este site, @rodrigo.araujo!

Conhece o proprietário?

A página é de 2017, mas parece que foi atualizada depois. Só não vi se foi atualizada até quando.

@ronaldocorrea não sei ao certo mas a página principal foi criada pelo Anderson Cardoso

https://www.licitacao.online/users/anderson

1 curtida

Tem esse manual tbm q achei bem didático

https://www.stj.jus.br/publicacaoinstitucional/index.php/MPMPCFP/article/view/4874/5022

1 curtida