Férias e adicional de férias

Prezados,

Gostaria de esclarecer uma dúvida sobre a Planilha de Custo e Formação de Preço. Considerando que:

• as férias já são pagas no módulo 1 (pois se pagam 12 salários);

• no módulo 4, está prevista a substituição durante o mês de férias do titular (cotação de 8,33%).

Pergunto: qual seria o sentido de cotar férias no submódulo 2.1?

Se eu colocar 8,33%+2,78% =11,11% nesse submodulo, parece haver pagamento em duplicidade para a empresa (referente à cotação de 8,33%).

No meu entendimento, para vigência de 12 meses, podendo prorrogar por até 10 anos, deveria-se cotar somente o adicional de 2,78%, em vez de 8,33%+2,78% =11,11%.

Desde já, agradeço pela ajuda!

Recomendo ler esse artigo sobre a razão de prever “duas férias” na planilha:

Muito Obrigada, Franklin! Vou ler :folded_hands:

Prezado, boa tarde!

Estou avaliando essa situação e vi, em vários posts seus, a indicação do trabalho do Sr. João Luiz. Inclusive, concordei com os cálculos apresentados, especialmente em relação às férias no Submódulo 4.1.

No entanto, apesar das pesquisas que realizei, não encontrei em fontes oficiais, modelos ou instruções normativas algum fundamento que pudesse ser utilizado como referência para essa interpretação da metodologia de cálculo.

Nas suas pesquisas ou no seu entendimento, você já se deparou com alguma fonte oficial que sustente ou referencie essa metodologia?

Também não conheço fontes “oficiais”, @IsaValadares

Sempre achei a explicação do Prof. João Luiz a mais lógica e racional. Mas em planilha DEMO, nem tudo que é racional e lógico é aplicado…

Né? Se for procurar lógica e racionalidade nessas planilhas, você fica é maluco.