Pesquisa de preços de materias ,equipamentos, uniformes e epi"s

boa tarde ! Uma dúvida simples , mas que para mim terá uma primordial importância.

Na pesquisa de preços para composição da planilha de custos , extrai os dados do último pregão da Universidade e estou com a seguinte dificuldade : há itens muitos vagos , sem especificações , como calça , camisa , ect… ( não há especificação de material, tamanho ) … como saberei se estou pesquisando da maneira correta ?
nos

slight_smile:
B

@JRT esses materiais são meio que padrões em todas as contratações, devem ter sido especificados no Termo de Referência, afinal sem as especificações não há como cobrar as contratadas quando oferecerem materiais de má qualidade.

Não sei como é o rito das suas contratações, mas quem planejou, caso ainda não tenha feito, deve especificar estes itens, nem que seja com especificações mínimas, para você conseguir precificá-los. Também é importante consultar a equipe que fiscalizava o contrato anterior (ou vigente) para obter informações sobre a qualidade do material utilizado, se é satisfatório, se apresentava desgaste excessivo, etc. Se eram bons e a relação contratual foi saudável, talvez a contratada lhe forneça estas informações.

Outra hipótese é consultar outros editais, todo mundo licita limpeza, então tem muitos modelos para servir de base para sua consulta ou até ir a lojas de uniformes para conhecer os materiais e selecionar aquele que achar melhor para a execução do serviço.

1 Like

Bom dia. Esse é o maior problema enfrentado na hora de realizar pregão, cotação eletrônica etc.
Tem que obrigar a área requisitante a realizar uma especificação adequada, principalmente, condizente com a realidade do mercado. Sabemos que o “sistema CATMAT” não é amigável, mas um trabalho em conjunto com a área de planejamento e a área requisitante pode resolver esse problema. Esse problema acaba emperrando o processo, pois, sem referência, como buscar preços para montar o orçamento. Acredito que essa luta é de todos.