Painel de Preços - Orçamento de Obra Pública

Boa tarde, o que acham sobre usar o Painel de Preços para certos serviços em orçamentos de referência de obras públicas?
Ex: serviço de instalação de aparelho de ar-condicionado, eu pesquisei no Painel de Preços e reparei que o valor costuma ser bem abaixo do que quando faço cotação de mercado.

Considerando que normalmente em um pregão de instalação de aparelhos de ar-condicionado participam empresas especificas desse tipo de serviço, e que em uma obra a empresa vencedora provavelmente ira terceirizar esse serviço, ainda assim é válido utilizar o painel ao invés da pesquisa em empresas locais?

Obrigado

é importante verificar a exequibilidade do preço obtido, um questionamento a ser posto é se a cotação do painel de preços é compatível com a localidade de prestação dos serviços, pois não adianta obter um preço tão baixo que não permita a execução dos serviços, nem preço tão alto que possa ser considerado sobrepreço.

outro detalhe, se o serviço será meramente terceirizado, é caso típico de aplicação de BDI diferenciado.

Espero ter contribuído.

1 curtida

Orçamento de obra pública deverá ser realizada com base no DECRETO Nº 7.983, DE 8 DE ABRIL DE 2013, por meio da utilização da tabela SINAPI.

Marcelo, o sinapi não possui todos os serviços necessários para compor o orçamento de uma obra civil de alta complexidade.

Enzo,

Se eu entendi bem, são duas situações diferentes: pregão específico para contratação de serviços de instalação de condicionadores de ar (CATSER 2020) e licitação de uma obra com possibilidade (não exigência) de subcontratação para os mesmos serviços. Em ambos os casos, entendo que o órgão deve dar prioridade a pesquisa a partir do painel de preços, assim como aquisições e contratações similares em outros órgãos, seguindo a norma do Art. 5º da IN 73/2020.

A pesquisa com fornecedores é prática suplementar, que deveria ser utilizada somente quando a estimativa com base em preços públicos for inviável, mas não sei se o seu órgão está ou não sujeito à normas específicas. No caso desse item de serviço, existem inúmeras, para não dizer milhares de, contratações semelhantes para usar como referência, portanto não se justifica enviar solicitações de cotação aos fornecedores.