Modelo de Planilha de Custos - Atualizada com a IN 07/2018

Caro professor @JUSTO,

Estou adaptando a planilha disponibilizada pelo nobre colega @Janderson_Machado1. Apliquei algumas das suas sugestões feitas nos slides.

Submeto a Planilha de Custos para os colegas interessados no tema opinarem.

Alessandro Rosendo
LNCC

Bom dia colegas,

Alessandro, parabéns pela planilha, tenho algumas sugestões para os módulos 2.1 e 2.2.

No 2.1 vc incluiu a incidência do 2.2 como uma nova linha, mas na base de cálculo vc incluiu o percentual do substituto tb, o que acho que não deve acontecer. Outra opção é não incluir essa linha e mudar a base de cálculo do 2.2, colocando o módulo 1 + o submódulo 2.1. Percebi que vc tb colocou o submódulo 2.1 na base de cálculo do 2.2, então o calculo está sendo feito duas vezes, ou seja, se vc incluir uma nova linha no 2.1 para fazer a incidência, não deve considerar o 2.1 para base de cálculo do 2.2. E na base de calculo do 2.2 acho que também não considera as férias do substituto.

Aguardamos novas contribuições.

Abraço.

Giuseppe Paiva
INSA/MCTIC

Boa tarde colegas,

@Giuseppe_Paiva, muitíssimo obrigado por estudar a planilha.

Anexei neste LINK a segunda versão do arquivo com as sugestões que você fez, no entanto me ocorrem estas dúvidas:

“No 2.1 vc incluiu a incidência do 2.2 como uma nova linha, mas na base de cálculo vc incluiu o percentual do substituto tb, o que acho que não deve acontecer.”

- Foi o meio (fórmula) que encontrei de fazer o 2.2 incidir exatamente sobre 13º, Adicional e “Férias” (deslocada para o 4.1A), e cumprir com o percentual (7,39 a 7,82) da reserva mensal da Conta Vinculada.

“Outra opção é não incluir essa linha e mudar a base de cálculo do 2.2, colocando o módulo 1 + o submódulo 2.1.”

- Nesse caso o 2.1 seria composto somente de 13º e Adicional - “Férias” ficaria de fora. Qual seria a metodologia para alcançar a reserva mensal 7,39% a 7,82%?

"Percebi que vc tb colocou o submódulo 2.1 na base de cálculo do 2.2, então o calculo está sendo feito duas vezes, ou seja, se vc incluir uma nova linha no 2.1 para fazer a incidência, não deve considerar o 2.1 para base de cálculo do 2.2. E na base de calculo do 2.2 acho que também não considera as férias do substituto.

- No 2.2 não foi o 2.1 todo: somente 13º e Adicional. A incidência 2.1C ficou fora. A ideia ali é prever os “três elementos” do Submódulo 2.1 (13º, Férias e Adicional), subentendidos da Nota 3 original da IN 07/2018.

Penso que a primeira versão da planilha continua consistente.

Isso mesmo, aguardamos novas contribuições. Quem sabe o professor @JUSTO não aparece aqui.

Outro abraço!

Alessandro Rosendo
LNCC

Alessandro,

Muito obrigada por compartilhar a planilha! Consegui montar a minha a partir da sua =) Obrigada aos demais colegas pela colaboração também!

Estou de olho aqui no tópico, pois também fiquei com dúvida nos submódulos 2.1 e 4.1A, e é justamente onde a minha planilha está ficando abaixo do mínimo do caderno técnico para o serviço de vigilância.

Atenciosamente,
Helena Santos

1 Like

Um problema é que os cadernos técnicos consideram as 2 férias para o cálculo dos valores limites. Assim, smj, respeitando entendimentos diversos, penso que os valores dos cadernos estão majorados. Nos cadernos dizem para que as férias do 2.1.A devem ser excluídas por não ser renovável. Mas e os valores limites? Ahhhhh, essas 2 férias na conta vinculada.
Como já se disse, as 2 férias ainda são palatáveis no PFG, eis que por ocasião das férias do titular, deve-se zerar a Remuneração no mês de gozo das férias.

1 Like

Janderson, bom dia!
Você elabora duas planilhas distintas? Uma para o cálculo do valor mensal e outra para cálculo da conta vinculada ou usa um.percentual único?
Pergunto isso porque estou com dúvida em relação ao percentual de Férias e adicional e se deveria usar o percentual de 11,11% (correspondente a (1/12 ) de férias + (1/3×1/12)) OU se devo lançar 12,1%, que é o percentual da conta vinculada?

Outra dúvida é sobre qual percentual considerar de aviso prévio indenizado e trabalhado e da incidência da multa de FGTS, que agora seria apenas 40% ao invés de 50%?

Já li os cadernos técnicos, manuais, jurisprudência etc…e em cada fonte há uma diretriz diferente.

Marcela, bom dia.

Encaminho a planilha de custos mais atualizada que estamos utilizando. Em relação a conta vinculada o percentual de férias e 1/3 é 12,10% conforme o caderno técnico do MPOG mas na planilha é 11,11%.

Sobre a incidência da Multa do FGTS já está corrigida para 4% (coloquei 2% em cada célula).

LINK - Planilha de Custos - IN 05/2017 - Conta Vinculada - v022020

Atenciosamente,

Janderson C. Farias Machado
Chefe do Serviço de Compras, Licitações e Contratos
Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST | MCTIC