Licitante que não envia comprovação de inexequibilidade

Prezados colegas, estou em uma sessão de um pregão eletrônico para aquisição de material, a equipe técnica teve uma suspeita que o licitante de menor lance poderia não entregar o item por ser de outra localidade, sendo assim, solicitamos por diligência que ele enviasse dentro do período de 02 horas a comprovação para que pudéssemos avaliar.

Finalizou o prazo e ele não enviou, após poucos minutos, ele perguntou se poderia enviar. Devo aceitar fora do prazo? Seria excesso de formalismo não aceitar tendo em vista que o edital diz: “O pregoeiro poderá convocar o licitante para enviar documento digital complementar, por meio de funcionalidade disponível no sistema no prazo de 02 horas, sob pena de não aceitação da proposta”.

Dentro do prazo, o Licitante não solicitou a prorrogação de prazo.

A diferença de preço entre ele e o próximo é de poucos centavos.

Se não foi enviado no prazo, devo desclassificar a proposta?

@SarahBatinga!

Acho bem complicado desclassificar uma proposta baseada no não envio de documento que não estava exigido no edital.

Vai depender muito de como o seu edital tratou disto, mas em regra eu costumo ser bem flexível nas diligências para complementar documentos ou informações, pois acho complicado ter que justificar que por uma mera questão formal eu tenha perdido a proposta de melhor preço e contratado outra mais cara. Sim, eu li que são centavos, mas ainda assim irá desprezar a proposta.

Não que eu não desclassifique por este motivo, mas se a empresa está propondo o envio, eu receberia sim o documento, dilatando o prazo da diligência (se o edital não vedar).

1 curtida