Item Deserto para ME/EPP

Tenho uma sessão pública de SRP que ocorreu dia 27/03 e o item 03 foi ampla concorrencia e teve um fornecedor que ganhou o item. O item 5 é desdobramento do item 03 é para ME/EPP e não houve participação ficando deserto.

Durante a sessão o fornecedor da ampla concorrência aceitou entregar a quantidade do item 5 no mesmo valor do item 03. Porém eu não consigo concretizar a transferência ou remanejar da quantidade do item 05 para o item 03 com base nessa informação abaixo:

Caso ocorra a hipótese de não haver vencedor para o item com cota reservada, o órgão deverá encaminhar ofício ao Ministério do Planejamento solicitando a abertura de demanda para fins de alteração do quantitativo fornecedor da ampla concorrência. Ou seja, o edital deve ter a previsão descrita na norma e o pregoeiro, durante a sessão pública ao constatar a situação deverá, inicialmente, verificar se o fornecedor aceita o aumento do quantitativo nos mesmo preços e na forma descrita no Decreto, formalizando toda a conversa no chat do sistema. Posteriormente, encaminhar as informações relativas a UASG, o número da licitação, o quantitativo deve ser alterado, o novo quantitativo, o CNPJ e a razão social do fornecedor que receberá esse quantitativo. Base legal: art. 8º do Decreto nº 8.538/2015.

Alguém pode me ajudar nesta questão, pois já entrei em contato com os telefones do Compras Governamentais e abri ate uma solicitação constando todas as informações acima, mas até o momento não recebi uma resposta.

Desde já agradeço a atenção e ajuda.

1 Like

Alguém pode me ajudar nessa questão?

Boa noite, Ana Cristina.
Primeiro peço desculpa por responder apenas agora, não sei que medida acabaram adotando aí. Aqui na UFPB passamos por situação semelhante e no final deu certo. Só que eles não aumentaram o quantitativo do item principal, conforme orientação do Ministério (https://www.comprasgovernamentais.gov.br/index.php/orientacoes-e-procedimentos/58-gestor-de-compras/865-orientacao-aos-gestores-para-aplicacao-do-decreto-n-8-538-2015). Na prática eles reativaram o item exclusivo, que foi fracassado e cancelado, e colocaram a grande empresa como vencedora desse item. Mas essa informação não vai para o Termo de Homologação, por exemplo. Mas no módulo Gestão de Atas está tudo normal.
Vou copiar a resposta do chamado, veja:

Em atenção à sua demanda, que trata de transferência de quantitativo de itens da cota reservada para ampla concorrência, orientamos que verifique se o fornecedor vencedor da ampla concorrência aceita o aumento do quantitativo no mesmo preço e na forma descrita no Decreto, formalizando toda a conversa no chat do sistema.

Posteriormente, encaminhe as informações relativas à UASG, o número da licitação, o quantitativo que deve ser alterado, o novo quantitativo, o CNPJ e a razão social do fornecedor que receberá este quantitativo. (Base legal: art. 8º do Decreto nº 8.538/2015)

Caso o fornecedor esteja de acordo, orientamos que cancele o item de cota reservada e encaminhe ofício digitalizado ao Ministério da Economia, por meio do Protocolo Integrado (protocolo.planejamento.gov.br) solicitando a ativação do item para fins de alteração do quantitativo fornecedor da ampla concorrência.

Destinatário do Ofício:

Ministério da Economia
Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital
Secretaria de Gestão
Departamento de Normas e Sistemas de Logística
Coordenação-Geral de Informações e Apoio à Logística
Esplanada dos Ministérios Bloco C - 3º andar
Brasília/DF - CEP: 70046-900

Hélio Pereira
UFPB

1 Like

Agradeço demais o retorno. Ficamos aguardando a resposta deste e-mail e não tivemos resposta ainda. E nesse meio tempo desclassificamos um fornecedor por documentação vencida. Como são itens necessários abri uma nova irp com os itens nao tive escolha. Mas agradeço.