Item de PARECEDER JURÍDICO

Colegas,
recebemos um item de análise no parecer jurídico com o seguinte conteúdo:

Com relação à justificativa do preço, trata-se de um dever imposto ao administrador que tem por finalidade confirmar a razoabilidade da proposta, garantindo que o patrimônio público não será onerado indevidamente. Também não localizei nos autos, documento nesse sentido.

Não conseguimos chegar à conclusão de que documento o auditor se referente.

Será que podem ajudar a entender este item?

Obrigada

@Telma_Moraes,

Como o parecer jurídico só deve analisar matéria jurídica, deve ter sido indicado o amparo legal de tal exigência, certo? A qual dispositivo da legislação essa recomendação do parecer de refere exatamente?

Mandei uma mensagem em privado para você, aqui mesmo pela plataforma.
Obrigada.

@Telma_Moraes,

No referido Parecer Jurídico não consta a indicação de qual seria o tal “dever imposto”. Impossível saber do que se trata. Eu no seu lugar pediria esclarecimentos e a indicação precisa do amparo legal de tal exigência.

Pressupondo ser órgão Sisg, pelo que disse, parece ser um caso de compra direta e ele se refere ao documento citado no art. 3º da Instrução Normativa Seges/ME nº 73, de 2020, ou, se a contratação for na Nova Lei, no art. 3º da Instrução Normativa Seges/ME nº 65, de 2021.

Lembro ainda que a Lei nº 8.666, de 1993, diz no art. 26 que a justificativa do preço é um elemento do processo de dispensa ou inexigibilidade. De igual forma, a Lei nº 14.133, de 2021, no art. 72.

Colegas, coloco aqui o PARECER que recebemos.
Os itens que penso que possuem ligação são: 31, 32 e 33.

Acredito que seja apenas uma forma do analista não passar em branco mas que, em princípio, não há uma resposta.

PARECER_03029_2023_NUCJUR_E_CJU_AQUISICOES_CGU_AGU.pdf (285,9,KB)

Obrigada! Irei propor esta solução.