Indices financeiros empresa abertas recentementes

Boa Tarde! Sou pregoeira e me deparo em algumas siuações de que empresas abertas recentementes não apresenta indices financeiro por não ter tido no periodo movimentação financeira. É uma situação recorrente nos processos, como nos meus Editais exige LC, LG e SG acima de 1, como lidar com essa questão com empresas abertas recentementes?

Empresas criadas no exercício financeiro da licitação poderão substituir as demonstrações contábeis pelo balanço de abertura. Pelo menos é a redação que consta nos modelos de editais da AGU e no sistema Compras.gov.br.
LC, LG e SG acima de 1 não se aplica nesse caso.

Isso, no meu Edital consta isso, apresentação do balanço de abertura, mas sobre a questão de indice nesse tipo de situação realmente que era minha maior dúvida

Mesmo sem movimento, a empresa pode calcular os índices, com base no balanço de abertura.

A questão é que tais índices podem não ser suficientes ou adequados para avaliar a saúde financeira da empresa.

Daí existirem outros indicadores contábeis, como o Capital Social ou Património Líquido mínimo. Que também podem ser calculados pelo balanço de abertura.

4 Likes