Estudo Técnico - Integrada X Semi-integrada

Pessoal,

Alguém teria, para compartilhar, um ETP (ou pelo menos uma parte do estudo) comparando diferentes soluções administrativas para construção de hospital, sobretudo no que se refere aos regimes (contratação integrada e contratação semi-integrada), considerando a necessidade da Secretaria de Saúde de: elaboração de projeto básico e executivo, execução da obra, aquisição dos equipamentos?

Pode consultar ETP’s de outro órgãos acessando o compras.gov.br. Sugiro pedir a assessoria da área de Engenharia do seu órgão para ajudar na elaboração deste ETP.

Obrigada Marcos.
Já consultamos o PNCP, e já fuçamos a Senhora internet: achamos NENHUM comparando “contratação integrada” com “contratação semi-integrada” (piorou com aquisição de equipamento junto), por isso vim pedir ajuda dos universitários/Nelquianos [rsrs]

Antes mesmo da edição da L. 14.133, conduzi equipes de planejamento em elaboração de alguns ETPs e, para isso, gastei muitas horas de reuniões e de pesquisas em materiais técnicos.
Mas o que eu tenho visto desde que o ETP se tornou obrigatório é um monte de documento no PNCP feito só “pra inglês ver”. Acho que muita gente não entendeu DE VERDADE a importância do ETP.

De qualquer forma, obrigada.

2 curtidas

Você está corretíssima, @Linea_Silva. ETP é um mito a ser desconstruído. Essa avaliação que você faz, de que muito ETP é só um documento para encher linguiça digital, foi o risco que alertamos no artigo “Estudo Técnico Preliminar: o dilema entre necessidade e solução”:

nossa avaliação, com essa pesquisa, aponta para um cenário muito preocupante em que o ETP tende a ser de pouca ou nenhuma utilidade prática, servindo de reforço prévio ao TR, em vez de aprofundar o conhecimento sobre a necessidade e o estudo efetivo de alternativas.
Entendemos que é o momento de questionar para que serve o ETP e como esperamos, de fato, que ele seja elaborado, de modo a permitir correção de rumos e clareza de entendimentos, antes que eventuais disfunções e desperdícios de esforços e recursos se espalhem para todos os órgãos públicos, para cumprimento da obrigação determinada na Lei 14.133/2021.

No seu caso concreto, eu diria que antes até de avaliar regimes de contratação, pode-se avaliar regimes jurídicos de obtenção da solução, a exemplo de PPP, Built To Suit e até mesmo a possibilidade de substituir a construção de uma obra pelo aproveitamento de estrutura existente, até mesmo em posse do setor privado, que possa ser aproveitada como solução.

Tudo depende, antes, de um bom estudo de necessidade. É o mantra que tenho defendido. Primeiro, a necessidade, depois a solução.

1 curtida

Vocês arrasaram neste Capítulo do livro! :heart_eyes:

Gostamos da dica para explorarmos, em Estudo, os aspectos teóricos dos regimes jurídicos de obtenção da solução. Neste caso vamos ter que gastar o inglês nível básico basiquinho basiquíssimo kkkkk

Quando conseguirmos terminar, eu disponibilizo o Estudo aqui.

2 curtidas