Estimativa de custo no Estudo Preliminar IN01/2019 - Dúvida e troca de experiências

Perfeito, obrigado @rodrigo.araujo, isso responde quase totalmente à minha dúvida:

@FranklinBrasil obrigado pelo extenso detalhamento.

Veja se o meu exemplo concreto, em andamento, estaria coerente.

Cito como exemplo o método de estimativa de custo no ETP que elaboro neste momento para compra de 50 notebooks e 1 servidor - e que normalmente causa resistências nas outras áreas pelas quais o processo tramita posteriormente.

Definidos os requisitos iniciais previstos no ETP (que, estritamente falando, ainda não conseguem apontar com precisão para o futuro objeto da compra, o que será feito mais tarde, no Termo de Referência), e baseado na minha experiência como integrante de TI, já consigo ter uma noção do tipo de notebook e servidor que provavelmente adquiriremos.

Vou ao site de alguns fabricantes, identifico modelos que se encaixem nos requisitos do ETP, e pesquiso preços de mercado, informalmente, e não necessariamente restrito a compras governamentais.

Arbitro, eventualmente, um fator redutor como economia de escala (numa compra de 50 notebooks, penso que o vendedor poderá aplicar um percentual de 15 a 20% de desconto, por volume).

E chego assim ao valor dos equipamentos.

Vocês acham aceitável este método?

EDIÇÃO:

Sim, também achei excelente, já conhecia e estou me orientando por ele, obrigado.

1 curtida