Empate me/epp - sistema não desempatou

Amigos,
Estou com o seguinte problema:
Em uma licitação que realizamos na modalidade “aberta” e “fechada”, desclassificamos os três primeiros classificados (todos ME/EPP).
O quarto colocado, que não era ME/EPP, foi adjudicado com o valor de R$ 63.000,00.
Ocorre que o quinto colocado, que é ME/EPP e deu um lance de R$ 65.000,00, impetrou Mandado de Segurança, alegando que deveria ter sido chamada para dar lance devido ao empate ficto, em cumprimento ao disposto no art. 44, § 2º, da Lei Complementar nº 12/2006.
Olhando a letra da Lei, me parece que a licitante tem razão em seu pleito, porém, conforme item disposto no edital “7.23. A melhor classificada nos termos do item anterior terá o direito de encaminhar uma última oferta para desempate, obrigatoriamente em valor inferior ao da primeira colocada, no prazo de 5 (cinco) minutos controlados pelo sistema, contados após a comunicação automática para tanto.”
Como se pode observar, era o sistema que deveria ter convocado automaticamente o licitante para o desempate, e não há no Comprasnet, nesta fase da licitação, funcionalidade que permita ao pregoeiro convocar para desempate.
Diante disto, creio que existem duas hipóteses, ou o sistema não contem falha e alguma legislação está me passando despercebida ou o entendimento da licitante vai ao encontro da norma legal e é o sistema Comprasnet que apresenta falha.
Alguém tem alguma ideia do que aconteceu?

Olá !

O sistema faz o desempate automático no fim da fase de lances. Na fase de julgamento após cada desclassificação, quando há uma empresa maior e uma me/epp em seguida, o pregoeiro (a) deve ficar atento para o rodapé da página pois aparece o botão desempate (só aparece se a diferença for de até 5%). Nesse caso não é automático, mas basta clicar no botão desempate que o sistema volta para a fase de lances (tempo de 5 minutos).
Já passei por isso ! É tranquilo. Só deve ter atenção a cada desclassificação!

4 Likes

Colega,
O problema é que, pelo que eu me lembro, o sistema apresenta um botão de desempate e não permite o pregoeiro continuar sem proceder ao desempate, o que não aconteceu nesta licitação.

@Helio_Paiva !

Qual foi o valor final ofertado na etapa fechada? Porque é sobre este valor que o sistema vai identificar se houve ou não empate ficto e não o valor do melhor lance da etapa aberta.

O empate ficto somente é aplicável ao final da etapa de lances, incluindo tanto a etapa aberta quanto a fechada. Ou seja, a etapa fechada ainda é etapa de lances, e só após o seu término é que o sistema vai aferir se houve ou não empate ficto.

Após o término da etapa fechada, houve desclassificação de propostas? Porque se houve, o pregoeiro é quem tem que acionar o botão para iniciar o desempate ME/EPP, e o sistema não deixa (ou não deveria deixar) aceitar a proposta sem fazer isto.

Colega qual foi o motivo da desclassificação das empresas com os melhores lances?