É possível aditar um contrato negociando o valor do item a ser aditado para baixo?

Em um contrato de Portaria e Recepção com os seguintes postos:

3 postos Portaria R$ 3883,72 cada
1 Posto de Recepcionista R$ 3.479,84 cada
total mensal: 15.131,00

O limite de aditamento de 25% é de R$ 3.782,72. Estou considerando o valor mensal devido à uma possível prorrogação.

Eu preciso aditar um posto de porteiro, mas daria 25,67% (R$ 3.883,72.)

Eu posso aditar se a empresa concordar em fazer o preço menor para esse posto para chegar nos 25% (R$ 3.780,00)?

Mas ficariam 3 postos com R$ 3.883,72 e outro posto também de porteiro por R$ 3.780,00

É plausível isso?

Se sim, é melhor eu fazer uma média e deixar os 4 postos de porteiros por R$ 3.857,79 cada?

Olá, @Junior !

Vejo como viável, se for com uma jornada de trabalho menor. Por exemplo, que tal o terceiro posto ter uma jornada de trabalho diária de 6 horas? Sendo de interesse público essa situação, basta fazer os cálculos proporcionais, que o aditamento ficará no limite legal e sem prejuízo ao empreendimento privado.

@Junior!

Observe que o limite de 25% é sobre o valor inicial atualizado DO CONTRATO e não de cada item.

Se certifique de que de fato é necessário reduzir o valor.

De toda forma, o valor total sendo menor no posto adicionado, a remuneração não poderá ser menor do que a CCT fixa.

2 Likes