Contratação de Prestadores de Serviços

Pretendo fazer a contratação de empresa para a prestação de serviços com capacitação técnica especializada para um intervalo de um ano para trabalhar em hortas agropedagógicas, através de um convênio federal. Ex.: engenheiro agronômo, auxiliar de campo e etc. Como poderei fazer pesquisas de preço para parametrizar??

Comece por um ETP #de_respeito para entender esse nicho… ele irá indicar como está o mercado atualmente, quanto (por ora) ‘mais ou menos’ custa esse serviço - a pesquisa de preços meeesmo será na (possível) elaboração TR - e no capítulo da matriz e análise de riscos vai lhe mostrar o que pode acontecer - de bom e de mau.
SE a conclusão do ETP for mesmo pela contratação, ele sinaliza a melhor modalidade.
O documento Riscos e Controles das Aquisições - elaborado pelo TCU - tem tudo o que deve ser estudado e como fazê-lo.

2 curtidas

Necessariamente você terá de fazer pesquisa em contratações semelhantes de outros órgãos e entidades públicas. As universidades, especialmente as rurais, podem ser uma boa fonte de pesquisa. Além de conseguir o valor desses serviços, você também poderá tomar as especificações como norte para o planejamento da sua contratação.

Para pesquisa eu utilizava o Painel de Preços, mas não sei se foi desativado. Se você tiver acesso ao SIASGnet, poderá utilizar o módulo “Pesquisa de Preços” desde que consiga localizar o CATSERV que atenda às suas especificações.

Mas no seu caso, o que recomendo é fazer um levantamento das Universidades rurais do Brasil e pesquisar na página de licitações e contratos do site dela se existe algum contrato semelhante. Ou então você liga e manda e-mail. Será um pouco trabalhoso, mas o caminho é esse.

Eu conheço um contrato desse tipo na UFC. Quando trabalhava numa empresa terceirizada cheguei a pedir atestado de capacidade técnica de um serviço muito parecido com esse.

Uma observação: você não pode terceirizar cargos que façam parte estrura do seu órgão.

3 curtidas

Gratidão pelos esclarecimentos @MauricioSaboia19 . Só uma dúvida: Não pretendo fazer terceirização de mão de obra, mas contratação de pessoal, como consultoria para um serviço específico oriundo de um convênio federal, entende? Mesmo assim, vc entende que seria, por exemplo, vedado pretender contratar um agronônomo se meu órgão já o tem?

1 curtida

Olá @Renata_Garcia , gratidão, porém, como maioria dos municípios brasileiros, o meu ainda não segue essa melhor fase de planejamento para evitar agora impasses como esse.

Entendo ser possível, especialmente porque se trata de um projeto específico. É provável que seu engenheiro agrônomo tenha outras atribuições, daí acredito que não haveria problema.

Se a contratação é de serviço sem dedicação de mão de obra, acho que fica mais fácil. Talvez você não consiga contratações semelhantes porque você vai ter que descrever o que o profissional tem de desenvolver. Daí vai se tornar muito específico. Dificilmente algum órgão contrate o mesmo objeto a ser desenvolvido.

1 curtida

@MauricioSaboia19 , primeiramente novamente gratidão pela solicitude.
No caso, não se trata de DEMO. Só serviço pra o projeto específico. Já pesquisei e sei que o mesmo objeto será muito díficil. Mas para paremetrização de preços, exigido pela pregoeira, as contratações similares, principalmente em universidades rurais, bom caminho?

1 curtida

Seria um bom caminho procurar nessas universidades, ainda que não consiga uma contratação idêntica. Com certeza eles devem ter projetos que utilizam serviços de terceiro.

Gente, mas… ferramenta(s) como Estudo Técnico Preliminar transcende(m) obrigatoriedade legal… toda proatividade é muito bem vinda.
Enfim… :woman_shrugging:

1 curtida