Quanto à ideia e ao método matemático, são bem válidos. Ter exemplo para demonstrar a execução é ótimo também!
O único problema que vislumbro em usar o “maior desconto” para isso é que, no sistema, será exigido obrigatoriamente o lançamento do valor de referência, e será calculado automaticamente na forma de desconto mesmo.
Então, nos exemplos que você colocou, embora um lance de “maior desconto” de 1,01 signifique um valor de R$ 8.484,00 (valor base + valor calculado com o maior desconto), no próprio sistema o valor que ficará registrado como proposta será R$ 8.315,16 (valor base - valor do desconto).
A ideia não é errada nem ruim. Só apontei um probleminha. Por aqui, em objeto que exigia o maior valor a ser ofertado, fizemos da seguinte forma:
E a sistemática dos lances assim:
Aí no sistema apenas ficava registrado o divisor, e não o preço final. E o vencedor foi o com menor divisor no sistema, que gerou o maior valor mensal. Mas não houve divergência de valores entre o que constou do sistema e o valor efetivo.

