Chamamento dos Remanescentes na licitação

Eu sou novato nessa área da licitação e me deparo muitas vezes com injustiças que ao meu ver e pelo que eu estudo, por mais que seja leigo no assunto, em uma de minha licitações me foi proposto pelo pregoeiro que eu chegasse ao valor do primeiro colocado sendo que eu era o 5° colocado no item, disse que eu estava em meu melhor valor e mesmo assim ele me desclassificou, nesse caso e Legal o pregoeiro exigir que os remanescentes cheguem ao valor do 1° colocado ?

por que se o 1° pediu desclassificação ou foi desclassificado e porque o valor que ele ofertou esta inexequível ou a proposta dele não estava de acordo com o edital, estou correto?

há alguma lei que me ampare nesses casos ?

Não há amparo legal para se exigir que a sua proposta iguale a do 1º colocado. O pregoeiro pode negociar, mas só pode desclassificar sua proposta se ela estiver acima do preço máximo fixado no edital.

2 curtidas

Mas você está falando de remanescente, ou da sessão do pregão?

sessão do pregão na fase de negociação, o pregoeiro voltou a fase de negociação e esta exigindo que minha empresa chegue ao valor do primeiro colocado saindo da lei 10.520/2002.

Se for após assinatura do contrato pelo primeiro colocado, nos termos do Art. 64, § 2º, da Lei Federal nº 8.666/93, pode a Administração convocar a empresa remanescente, na ordem de classificação, para que se manifeste se aceita celebrar contrato, mas somente nas mesmas condições propostas pelo primeiro classificado, inclusive quanto aos preços.